Você sabia que o espanhol não é a única língua falada na Espanha?

Não?

Mapa-Provincias-Espanha

A Espanha é dividida em Comunidades Autônomas (que, por conseguinte, são divididas em Províncias) que seguem leis nacionais e possuem leis próprias. Algumas Comunidades, por sua história e a evolução do seu povo, possuem línguas diferentes.

mapa_2

Há uma região acima de Portugal chamada Galícia. Ali, eles falam o “portunhol oficial” (como eu gosto de chamar), que é o gallego/galego, uma mistura entre o português e o espanhol.

No País Vasco, temos o euskera/vasco, uma língua sem uma raiz determinada. Em alguns povoados, por exemplo, as pessoas falam apenas vasco e poucas são as que sabem o castelhano (que estudam como segunda língua).

O castelhano foi o idioma nascido no Reino de Castilha (que hoje é a Comunidade Autônoma de Castilla y León) e é o espanhol que conhecemos.

Normalmente usamos a expressão “espanhol” para unificar todos os países que falam esse idioma, sabe?! Facilita bastante.

Por fim, temos a Comunidade Autônoma da Catalunha onde está a nossa querida e amada Barcelona! Como na Galicia e no País Vasco, a Catalunha possui o catalão (mistura de francês, espanhol e português).

Quase uma salada de frutas para um país tão pequeno, não é?!

Aí é onde está o ponto! A nossa dica de hoje é um seriado original da Netflix… EM CATALÃO! A série, originalmente, foi feita pela TV3 (emissora catalã de televisão) e, posteriormente, dublada ao espanhol para exibição pelo canal LaSexta (da Espanha). Internacionalmente, foi comprada pela Netflix para a exibição nos Estados Unidos e América Latina.

Há uma opção para ouvir em espanhol mas… é horrível. Talvez seja porque eu não gosto de filmes dublados mas, me deu uma péssima impressão. Vejam em catalão, com legendas em espanhol que é mais divertido. Jajajajaja (risada dos hispanos)

Merlí

A série é protagonizada por Francesc Orella que interpreta Merlí Bergeron e David Solans, que interpreta Bruno, seu filho. A história gira em torno de Merlí, um professor de filosofia que tenta, em suas aulas, fazerem com que seus alunos saiam da zona de conforto (utilizando métodos pouco convencionais). Isso é tão evidente que cada episódio leva o nome de um filósofo e seu pensamento ou escola filosófica são usados na trama. Os capítulos 2, 4, 5 e 7 da primeira temporada são, respectivamente, “Platão”, “Maquiavel”, “Aristóteles”, “Sócrates” e “Foucault”, por exemplo. Bem massa, né?!

Sem título

O elenco também conta com Carmina Calduch (Anna M. Barbany), Carlos Cuevas (Pol), Berta (Candela Antón), Adrian Grösser (Marc), Pau Poch (Ivan), Elisabet Casanovas (Tània), Marcos Franz (Gerard), Albert Baró (Joan), Júlia Creus (Mònica), Iñaki Mur (Oliver), etc.

Não posso falar muito sobre o idioma porque não sei falar. Posso falar que, para mim, é uma experiência super interessante (além da série ser viciante). É possível compreender algumas coisas e isso faz com que o desafio seja maior.

Eu indicaria que você assistisse com as legendas em português. Aqui, saímos um pouco do “tipo do espanhol mais compreensível”. Não é espanhol, é catalão. Assim como respeitamos o espanhol, temos que respeitar esse idioma tão rico e incrível.

Aqui, você tem um site todo em catalão sobre a série para aguçar mais a curiosidade: http://www.ccma.cat/tv3/merli/

Não encontrei o trailer em catalão então, infelizmente, vou deixar para vocês em espanhol. Mas confiram lá na Netflix, viu? Vale muito a pena!

 

Que tal assistir por curiosidade? Me conta o que tu achou!

 

 

Um comentário em “#QueTalNaNetflix: Merlí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s