Alguma vez você já pensou de onde vem os apelidos em português?

a710e30a9ffbfbe6f4b1811fc8f1457e

download

Alguns deles tem ligações diretas com os nomes! O nome Chico (do Chico Bento, por exemplo), faz a gente remeter ao nome Francisco. A

mesma coisa com apelidos como Duda ou Dudu (Eduarda ou Eduardo), Carol (Carolina, Ana Carolina, Caroline, etc), Manu ou Mano (Manuela, Emanuela, Emanuele, Manoel, Emanuel), entre outros.

 

Mas você já ouviu/viu/leu um nome chamado… Paco? E Pepe?

Em 21 de dezembro de 2016, a Google colocou um Doodle de Paco de Lucía, um dos maiores músicos de flamenco da Espanha. Esse seria o dia que ele completaria 69 anos. Mas Paco é nome próprio?

Bom, Paco é um hipocorístico. E, o que danado é hipocorístico, né?

É um jeito carinhoso, normalmente familiar, de chamar a uma pessoa! Eu, por exemplo, me chamo Bárbara e meus familiares me chamam de Babi. A maioria das Bárbaras são chamadas de Babis, não é? É a mesma lógica do português.

Mas Paco vem de… FRANCISCO! De onde surgiu ligação? Vê só… São Francisco de Assis era considerado o Pater Comunitatis que, em latim, significa “o pai da comunidade” e a abreviatura era Pa.Co. Por isso que, as pessoas cujo nome é Francisco, em espanhol, não são Chico! São Pacos.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, nós temos os Pepes. Pepe também é um hipocorístico. Na Espanha, existe um programa chamado Chiringuito de Pepe, que a gente já recomendou lá na página do Facebook (confere lá), que fala sobre as histórias em um quiosque na praia. Esse quiosque é comandado por Pepe ou… JOSÉ!

17798980_509470349177362_4501068715323491280_n

De onde vem o Pepe? Bom, também é do latim. São José era considerado o Pater Putativis que pode ser traduzido como “dito como pai” ou “reconhecido como pai” porque José foi “reconhecido como pai” de Jesus. Como a gente chega no Pepe? Então, a sigla em latim é P.P.

Bacana, né não?

Para os amantes de futebol, temos o nome do nosso querido Pep Guardiola, famoso por dirigir clubes como o Barcelona (2008 – 2012), Bayern de Munich (2013 – 2016) e Manchester City (2016 – atualmente).

78365113_pep_guardiola_getty3-e1452634980142

Não, eu não esqueci uma “e”. Guardiola é de Santpedor, na Catalunha (se quiser mais algumas informações sobre o catalão, confere a resenha da série Merlí) e, consequentemente, seu nome é em catalão: Josep Guardiola. Por isso, seu apelido também muda.

Existem outros hipocorísticos como, por exemplo, chamamos as Mercedes de Merche e, na Espanha, as mulheres chamadas Concepción, de Concha. Na América Latina, “concha” tem um significado sexual, então… Depois eu vou fazer um post sobre isso!

¡Hasta luego!

 pocahontas GIF

 

 

Um comentário em “#QueTalDicas: Paco e Pepe ou Zé e Chico?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s