¿Cómo van amigos?, hoje tenho a oportunidade de falar sobre um país da América do sul que é vizinho do Brasil, que alguns conhecem e outros acreditam que tem só llamas, vicunhas ou Machu Picchu rsrsrs, acredito que até agora já sabem qual é, porém, se não se lembram muito bem, é o  Peru, especificamente irei falar sobre a culinária de lá. Bom, não de tudo porque tem muita culinária diferente e bem abrangente, porém dos pratos e alguns ingredientes que eles usam lá.

Primeiro vamos mostrar no mapa onde é que se encontra:

Resultado de imagem para mapa américa latina peru

Aqui esta o país do Peru, e na verdade pouco se sabe sobre ele. Ao falarem do Peru, ou lembramos do bichinho que se come no natal, ou talvez aquele pessoal de ponchos com chapéus grandes, som de flauta, Machu Picchu, entre outras coisas rsrsrs.

Vocês sabiam que grande parte dos ponchos e grandes chapéus são usados pelas pessoas da roça, interior, parte rural, e nos Andes pelo mesmo fato de ser muito frio lá?

Eu sou peruano e quando falam de frio, sei o que é o frio nos Andes kkk, minha cidade chama-se Cajamarca e está na Cordilheira dos Andes, é a capital do estado que tem o mesmo nome, no interior da minha cidade usam muito as saias coloridas e os lindos chuyos, que são aqueles chapeuzinhos de lã que protegem muito do frio, lembro que nas festas de aniversário dos meus amigos a minha avó gostava de botar a gelatina na mesa da sala e deixava a noite toda lá, no dia seguinte estava pronta, só com o frio da cidade ficava pronta kkkk difícil de acreditar não é? kkk. Enfim… estou saindo do foco da “Culinária” que comentei no inicio kkk talvez depois faça um texto sobre o turismo e cultura do país.

Sobre as comidas… vocês sabiam que o Peru ganhou cinco anos consecutivos como o melhor destino culinário do mundo? (anos 2013 até 2017), melhor chocolate do mundo no ano 2016 e os melhores restaurantes da América Latina com chefs reconhecidos como Gastón Acurio e Virgilio Martinez (os dois peruanos). Virgilio foi eleito o melhor chef do mundo do ano 2017.

Resultado de imagem para lomo saltado
Lomo saltado

Agora pelo menos sabem que a culinária linda e diversificada deste país está se sobressaindo cada vez mais, porém para ser expandida a outros países fica um pouco mais difícil pelo fato de não encontrar alguns ingredientes como: “Escabeche ou aji amarillo, aji panca entre outros”.

Sabiam que o Peru tem a maior diversidade de batatas do mundo? Mais de 3000 tipos de batata num país só, e lógico que cada batata serve para fazer um prato de comida típica diferente. Todos os pratos peruanos que são servidos tem um nome diferente, não é só batata, com arroz e carne, tem um nome específico, que cada peruano conhece, por exemplo: cebiche, arroz con mariscos, aji de gallina, lomo saltado.

Se alguém falar estes pratos dificilmente irão ter uma ideia dos ingredientes, porém alguém que é de lá, já começa a pensar na batata frita com uma cebola e tomate cortada em juliana, com um molho shoyu e carne do lombo da vaca, tudo marinado e bem temperado, cozinhado de um jeito onde a verdura e carne é salteada de uma maneira muito boa kkk, este prato que comentei é o “Lomo Saltado” que está na imagem acima.

Também se tem o prato que é a bandeira do país, que é o cebiche, vários países fazem cebiche, porém este prato é 100% peruano. A nomenclatura vem do período incaico (os incas) no qual a cultura “mochica” fazia uma mistura de peixe com sal e uma fruta parecida ao maracujá.

A melhor cebicheria do mundo encontra-se no restaurante “La Mar” que é do chef Gastón Acurio, que está abrindo franquias em diferentes partes do mundo, como em São Paulo.

Resultado de imagem para cebiche
Cebiche

O prato é feito de peixe que é marinado em limão, o qual por ser ácido vai cozinhar a proteína. É servido com milho cozido, batata doce cozida, cebola cortada em juliana, alface, leche de tigre (o caldo do cebiche), e o peixe, normalmente é um prato apimentado com um tipo de “Rocoto” (pimenta) que se tem no país, porém também tem a opção sem pimenta para aqueles que não a desejam.

Entre bebidas tem o famoso pisco sour que eu recomendo muito. É muito saboroso e é destilado de uma uva que é cultivada no país! Cuidado ao ingeri-lo puro porque é um pouco forte rsrs.

Resultado de imagem para pisco sour
Pisco sour

Na verdade tem uma infinidade de pratos, porém faltaria tempo para poder descrevê-los todos, acredito que se algum dia for visitar este lindo país, irão se maravilhar pela culinária, turismo, cultura e historia do país.

Um grande abraço a todos e até a próxima.

“Prof: Walter David Briones Chávez”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s