Hoje quero mostrar a vocês um grupo espanhol conhecido bem pouco aqui no Brasil, porém que já fez muito sucesso nos países hispano falantes com o gênero de pop/rock latino nos anos 90’s, o grupo é “Jarabe de Palo” (“xarope de pau” traduzido ao português) liderado por Pau Donés. O grupo ganhou vários prêmios com músicas bonitas e simples, onde a letra tem muito a dizer e a música fala por si só, desde músicas alegres até as músicas mais românticas e lindas que já ouvi.

Resultado de imagem para jarabe de palo

Porém vamos agora conhecer mais um pouco sobre o grupo. Pau Donés começou a cantar e tocar em diferentes bares onde já pretendia formar o grupo “Jarabe de Palo”, porém o grandioso êxito começou quando viajou a Cuba onde foi inspirado e escreveu a música “La Flaca” criando seu primeiro disco com o mesmo nome “La Flaca (1996)”. “La Flaca” foi uma das músicas de verão do ano 1997 na Espanha, o próprio grupo define o disco “La Flaca” como “Onze músicas simples, diretas e sem maiores pretensões, música de meio tempo e letras com mensagens, fruto de 31 anos de sol e sombra”.

Após este êxito tão grande, o grupo não desejava ser só um “One-hit wonder” (grupo de um só êxito), e com esta ideia lançaram “Depende (1998)”, com este novo disco conseguiram ligar-se mais com os países da América Latina e ainda com parte do público italiano.

Resultado de imagem para jarabe de paloContinuando com a grande expansão do grupo, no ano de 2003 o grupo mostrou um câmbio das músicas, de tranquilas e românticas, a vitalistas e positivas como a música “Bonito”, criando um novo disco com o mesmo nome. O grupo foi nominado ao Latin Grammy como melhor álbum pop e melhor engenharia de gravação.

No ano 2011 “Jarabe de Palo” escreve seu disco “¿Y ahora qué hacemos?”, oitavo disco e o projeto mais rockero que o grupo já fez, onde participam cantores bem conhecidos de Latinoamérica como Joquín Sabina, Alejandro Sanz, Antonio Orozco e Carlos Tarque.

Atualmente, Pau Donés não se encontra muito bem de saúde, deixando assim o grupo “Jarabe de Palo” um pouco esquecido no tempo, e com uma tristeza tão grande para nós, amantes da música.

Como o grupo disse na música “Bonito, todo me parece bonito”, pois acredito que tudo na nossa vida merece ser bonito e “Depende” de como se olhe a vida, tudo depende (ouçam as letras das músicas “bonito” e “depende” para me entenderem rsrs), enfim, nunca esqueceremos este potente grupo que soube como chegar ao coração das pessoas de uma maneira linda, fácil e tranquila, que é como as músicas dele nos demonstra.

 

Um grande abraço a todos e até a próxima.

Prof. Walter David Briones Chávez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s