O correto é falar “el agua” ou “la agua” em espanhol?

Você já ouviu falar na cacafonia? Segundo a RAE (http://dle.rae.es/?id=6ZYahLh), é uma dissonância que resulta em uma desarmonia nos elementos acústicos de uma palavra.

WhatsApp Image 2017-10-23 at 17.57.56

Pra ficar mais tranquilo de entender, é bem fácil! Quando duas vogais são colocadas juntas, a gente tende, quando fala muito rápido, a juntar. No caso aí de cima, “agua” é um substantivo que começa com “a” tônica (ou seja, mais forte). A gente não fala aGUA (como se a segunda parte tivesse o som mais forte), falamos Agua (com a primeira parte com o som mais forte).

Por isso, do mesmo jeito que “hada” (fada) ou “águila” (águia), a gente troca o artigo feminino (que é o gênero dessas palavras), por um artigo masculino.

EL AGUA

EL HADA

EL ÁGUILA

É importante lembrar que, mesmo acompanhadas por artigos masculinos, essas palavras são FEMININAS e, tudo que remeter a elas, deverão ser escritas no feminino. Por exemplo:

el agua clara

el hada madrina

el águila bonita

O mesmo acontece se a gente pensar nos artigos indefinidos (un, unos, una, unas). Não falaremos “una água”, falaremos “un agua”, “un hada”, “un águila”. E todos os complementos estarão no feminino, beleza? No plural, elas serão “unas aguas”, “unas hadas” e “unas águilas”.

Resultado de imagem para el agua liniers

Mas será que isso vai acontecer SEMPRE  que a gente quiser falar essas palavras? Não!

Em plural, por exemplo, elas já voltam para o seu gênero original: las aguas, las hadas, las águilas.  E quando a gente usa os demostrativos (este, estos, esta, estas, ese, esos, esa, esas, aquel, aquellos, aquella, aquellas), conjugamos no feminino. Isso acontece porque a sílaba tônica dos demostrativos é a primeira, não a última. Dizemos “ESte”, não “esTE”.

Se a gente trocar a sílaba tônica e disser “esTA Agua”, o “esta” que deveria ser um demostrativo, vira uma conjugação do verbo “estar”, “está agua” (o que não tem muito sentido).

Confere nosso vídeo se ainda ficou alguma dúvida!

Deixe uma resposta