Você já ouviu falar na cacafonia? Segundo a RAE (http://dle.rae.es/?id=6ZYahLh), é uma dissonância que resulta em uma desarmonia nos elementos acústicos de uma palavra.

WhatsApp Image 2017-10-23 at 17.57.56

Pra ficar mais tranquilo de entender, é bem fácil! Quando duas vogais são colocadas juntas, a gente tende, quando fala muito rápido, a juntar. No caso aí de cima, “agua” é um substantivo que começa com “a” tônica (ou seja, mais forte). A gente não fala aGUA (como se a segunda parte tivesse o som mais forte), falamos Agua (com a primeira parte com o som mais forte).

Por isso, do mesmo jeito que “hada” (fada) ou “águila” (águia), a gente troca o artigo feminino (que é o gênero dessas palavras), por um artigo masculino.

EL AGUA

EL HADA

EL ÁGUILA

É importante lembrar que, mesmo acompanhadas por artigos masculinos, essas palavras são FEMININAS e, tudo que remeter a elas, deverão ser escritas no feminino. Por exemplo:

el agua clara

el hada madrina

el águila bonita

O mesmo acontece se a gente pensar nos artigos indefinidos (un, unos, una, unas). Não falaremos “una água”, falaremos “un agua”, “un hada”, “un águila”. E todos os complementos estarão no feminino, beleza? No plural, elas serão “unas aguas”, “unas hadas” e “unas águilas”.

Resultado de imagem para el agua liniers

Mas será que isso vai acontecer SEMPRE  que a gente quiser falar essas palavras? Não!

Em plural, por exemplo, elas já voltam para o seu gênero original: las aguas, las hadas, las águilas.  E quando a gente usa os demostrativos (este, estos, esta, estas, ese, esos, esa, esas, aquel, aquellos, aquella, aquellas), conjugamos no feminino. Isso acontece porque a sílaba tônica dos demostrativos é a primeira, não a última. Dizemos “ESte”, não “esTE”.

Se a gente trocar a sílaba tônica e disser “esTA Agua”, o “esta” que deveria ser um demostrativo, vira uma conjugação do verbo “estar”, “está agua” (o que não tem muito sentido).

Será que ficou alguma dúvida? Se sim, pode me mandar email no banunes@quetalaprenderespanhol.com que eu tiro! Ou comenta aqui que a gente vai tentar fazer o conhecimento chegar da maneira mais tranquila pra vocês!

Besitossss

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s