O nome é comprido, né? Mas a explicação é bem simples!

liniers.0

Bom, tem várias maneiras da gente falar coisas que já aconteceram. Com o tempo, eu vou explicar cada uma delas, tá bem?

Sabe quando a gente fala em português “tinha feito”, “tinha pensado”? Por exemplo:

– Você tentou reiniciar o computador?

– Eu não tinha pensado nisso!

Esse ato de “ter pensado/ tinha pensado” é anterior ao ato de fazer qualquer coisa com o computador. Se o computador está apresentando qualquer problema, a gente pensa em várias soluções antes de fazer algo ou falar com alguém. Por exemplo, se o meu PC tá com algum problema, eu penso que eu poderia desinstalar aplicativos, verificar a existência de vírus e depois de pensar nisso, eu faço essas ações. Depois de tudo isso, eu falo com alguém e a pessoa me diz “mas você tentou reiniciar o computador?”, e eu me dou conta que essa ação não foi pensada por mim anteriormente.

O ato de eu estar conversando com a pessoa é o que está acontecendo no presente. As coisas que eu tentei fazer para solucionar o problema é um passado. Agora, as primeiras soluções que eu pensei pra solucionar o problema foram anteriores as ações para tentar resolver, ou seja, o meu pensamento aconteceu em um passado anterior a outro passado. 

E esse é o Pretérito Pluscuamperfecto. Ele é um passado anterior a outro passado. Lá na tirinha do Liniers, ele fala assim: nunca había visto rayos desde arriba (nunca tinha visto raios desde cima).

O que aconteceu? Ele viu raios pela janela do avião (passado) e ele comentou que eu ele nunca tinha visto antes (passado anterior ao passado).

Fácil, né não? Vamos ver a formação dele? (Eu peguei as imagens nesse link: https://goo.gl/eFp7yj)

Imagem relacionada

Nesse caso, o verbo “haber” está conjugado no Pretérito Imperfecto (eu ainda vou fazer um post sobre ele). E aí que é só você ter cuidado em quem é a pessoa que está falando ou de quem se está falando (yo, tú, ella, nosotras, vosotras, ellas) e o verbo no participio vai ser o mesmo.

Essa terminação que tá no quadro, é dos verbos regulares. Mas tem um monte de irregulares! Os principais tão aqui: ver (visto), volver (vuelto), hacer (hecho), romper (roto), morir (muerto), decir (dicho), poner (puesto), abrir (abierto).

Tá vendo que é fácil? Qualquer dúvida, me manda um email no banunes@quetalaprenderespanhol.com que tá tudo certo!

Besitossss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s