Hoje falaremos sobre algo bem específico referente ao catolicismo, o nome de uma santa que é bem conhecido em países hispânicos, que somente ao pronunciar o nome dela saberão o local de origem e o país onde apareceu. Estou falando da Virgem de Guadalupe, bem conhecida e respeitada pelos católicos. Farei um breve resumo sobre a história dela e como foi que fez a sua aparição.

Resultado de imagem para nuestra señora de guadalupe

No ano de 1531, no início do mês de dezembro, um índio chamado Juan Diego, estava caminhando de madrugada de sua casa até a Cidade do México, para ter suas aulas de catecismo e ouvir a missa. Quando chegou à montanha chamada Tepeyac, já estava amanhecendo, neste momento ouviu uma voz que o chamava.

Ele subiu na ponta da montanha e viu uma senhora muito bela, que tinha roupa brilhante como o sol, que com palavras muito bonitas falou: “Juanito, você o mais novo dos meus filhos, eu sou a Virgen Maria, mãe do verdadeiro Deus. Desejo que construam o meu templo aqui, para demonstrar e prodigar meu amor, compaixão, ajuda e defesa a todos os moradores da terra, a todos que peçam para mim e confiem em mim. Vá para o bispo e diga-lhe que desejo um templo nesta montanha”.

Quando Juan Diego foi falar para o bispo o acontecido, este pensou que era uma piada ou brincadeira de mau gosto, e enviou Juan Diego ir embora. Voltando para a sua cidade Juan encontrou novamente a Virgem Maria e explicou o que aconteceu. A virgem pediu que no dia siguiente fosse novamente falar com o bispo e repita a mensagem. Desta vez o Bispo, depois de ouvir a Juan, falou que ele devia ir e falar com a virgem, para que ela entregasse algum sinal, para comprovar que realmente era a Mãe de Deus.

Voltando novamente, Juan Diego encontrou à Virgem e contou o acontecido. A Virgem disse que voltasse no dia seguinte para o mesmo local (a montanha) que ele encontraria esse sinal. No dia seguinte, Juan não pode ir para a montanha, pois seu tio Juan Bernardino estava muito doente.

Na madrugada do dia 12 de dezembro, Juan Diego foi correndo para conseguir um sacerdote para seu tio, pois este estava morrendo. Ao chegar à montanha, decidiu mudar o caminho, para não se encontrar com a virgem. Porém a virgem o encontrou e perguntou aonde ia.

O índio envergonhado explicou o que acontecia. A Virgem falou para Juan Diego que não se preocupasse, que seu tío não iria morrer e que já se encontrava bem. Então, Juan pediu o sinal que deveria levar para o bispo. A virgem falou “suba para a montanha onde me encontrou, lá terá umas rosas de “Castilla Frescas”, corte-as e leve-as para o bispo”.

Juan subiu a montanha e mesmo sabendo que não era época de flores e muito menos de Castilla Frescas, encontrou milhares. Pegou estas e as envolveu no manto que ele tinha.

Resultado de imagem para virgen de guadalupe manta

Depois disto, Juan conseguiu falar com o Bispo. Contou o que tinha ocorrido e quando abriu a manta, caíram as lindas flores. Nesta mesma manta ficou gravada a imagem da virgem María enquanto as flores caíam (a manta pode ser encontrada na catedral de México), esta imagem formada na manta, passou a ser o que hoje chamamos como a imagem da Virgem de Guadalupe.

Com isto, o Bispo levou a imagem santa para a igreja Mayor e construiu um templo onde Juan indicou.

“Pio X” proclamou-a como “Patroa da América Latina”, “Pio XI” a chamou como “Patroa das Américas”, “Pio XII” a chamou como “A Emperatriz das Américas” e Juan XXIII “A misionera celeste do novo mundo” e “A mãe das Américas”.

A imagem da Virgem de Guadalupe é idolatrada no México com muita devoção, e os milagres tidos pelos que rezam por ela, são extraordinários.

Espero que tenham gostado desta história que eu realmente acho muito lindo, com isto é tudo por hoje.

 

Um grande abraço a todos e até a próxima.

“Prof: David Briones”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s