Eae meus amigos!

Hoje trago para vocês um cantante bem conhecido por muitos brasileiros, e os que não o conhecem, vão conhecer agora rsrs, estou falando do querido Manu Chao. Todos vão lembrar o nome dele se lembrarão da linda frase “Me gustas tú”. Falarei um pouco da biografia dele e alguns álbuns como “Clandestino”, então vamos lá.

Imagem relacionada

Manu Chao é um cantor e compositor hispano-francês, ex líder da banda “Mano Negra”, criador de um estilo pessoal de músicas do mundo todo. Manuel Chao nasceu no dia 21 de junho de 1961 em Paris, filho do jornalista Ramón Chao e de Felisa, física de profissão, ambos gallegos imigrantes na França. Passou a infância em Boulogne-Billancourt e depois em Sèvres, povoados da região de Paris. Sempre foi um aluno brilhante e gostava de todos os tipos de música, desde rock até músicas revolucionárias espanholas.

 MANO NEGRA

No ano de 1987 formou “Mano Negra” junto ao seu irmão Antoine (trompetista) e seu primo Santiago Casiriego (bateria). Começaram tocando no metrô de Paris e as misturas que faziam de rock, rumba, hip-hop, salsa, rai e punk, cantadas em francês, espanhol, inglês e árabe, chamaram a atenção.

Manu escrevia as músicas e era o líder visível do grupo. Em junho de 1988 publicaram seu primeiro disco, chamado Patchanka. “Mala Vida” foi sua apresentação e o grupo ganhou uma boa reputação.

No ano de 1989 publicaram com uma empresa multinacional “Virgin Puta’s Fever” que abriu o mercado mundial graças ao single King Kong Five, um exemplo de crossover (mistura de hip-hop e guitarras hardcore). “King of Bongo” (1991) foi seu álbum mais orientado ao rock e estava cantado na sua maior parte em inglês, mesmo assim, seus interesses concentraram-se em Latinoamérica.

Imagem relacionada

DISTANCIAMENTO DO GRUPO E ÉXITO COMO SOLISTA

No ano de 1992 alugaram um barco no qual fizeram uma turnê pelas cidades do litoral brasileiro, venezuelano, mexicano e de Santo Domingo. Durante aquela experiência, ouviram que haviam trilhos abandonados na Colômbia, e estes a consertaram para poder andar por elas, tocando em vários povoados da selva amazônica onde nunca tinha chegado uma banda de música.

Depois de publicar “Casa Babylon (1994)”, Mano Negra se dissolveu. Manu e alguns integrantes da banda atuaram então com o nome de Radio Bemba, por causa das disputas legais por causa da separação do grupo. Com isto, graças a colaborações externas de grupos de música (Tijuana no!, Skank, Todos tus muertos e Tonino carotone, entre outros) prepararam Clandestino, seu primeiro disco solo. Foi gravando em diferentes países com seu estúdio de música portátil, incluindo ajuda de músicos locais. O êxito deste álbum foi muito grande, com mais de 3 milhões de discos vendidos.

Mesmo passando o tempo, e depois de quatro anos em relativo silêncio, Manu Chao publicou “Próxima Estación: Esperanza”, sua dimensão musical não tinha deixado de crescer. Este novo disco gravado (agora sim com uma banda estável), não era tão sólido como o anterior (Clandestino), mas funcionou para manter Manu Chao como um dos artistas mais populares.

ÁLBUNS COMO SOLISTA

1998 Clandestino

2001 Próxima estación: Esperanza

2002 Radio Bemba Sound System

2004 Sibérie m’etait contéee

2007 La Radiolina

2009 Baionarena

2017 No solo em China hay Futuro

Esperemos que Manu Chao consiga fazer mais músicas feito a do álbum Clandestino que sinceramente para mim foi o melhor de todos, e assim, lembrar mais uma vez este grande músico que ele é. Se me perguntam qual é a música que mais gosto dele, com certeza diria, “Me gustas tú – Manu Chao”, deixarei o vídeo no post por se desejarem ouvi-la.

Qualquer pergunta ou dúvida não hesitem em perguntar, ou escrever às redes sociais, um abraço a todos e até a próxima.

Link do vídeo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s