Eae meus amigos do QTAE, como estão todos vocês?

Espero que muito bem, mais ainda neste clima da Copa do Mundo, né?!

Eu aqui triste porque todos os países sul americanos foram eliminados, mas enfim… Hoje eu trago para vocês um tema particular, especial e bonito, mais que tudo porque é do meu país e estou falando do “Día de la canción criolla”.

O mais peculiar de tudo isto é que a data de comemoração é exatamente no dia das bruxas (31 de outubro), porém no meu país o povo costuma comemorar o dia de la canción criolla. Então vamos lá:

Imagem relacionada

Bom, primeiramente vamos para um pouco da história deste acontecimento! Foi o 18 de outubro de 1944 que o presidente do Perú (naquela época) Don Manuel Prado Ugarteche decretou a lei do “Dia central del Criollismo”.

Foi um reconhecimento político que surgiu em reação ao movimento indigenista da época, com a imigração dos camponeses dos Andes para a capital do Perú. Porém, como esta data coincidia com a data da “Procesión del Señor de los Milagros” (procissão do Senhor dos milagres), decidiram mudar para o último dia do mês de outubro.

Nesta data costuma-se ter representações nas escolas com canções, imitações, danças e tocar algum instrumento referente ao tema, como por exemplo “El Cajón Peruano”.

Imagem relacionada

A história da nossa música criolla e afroperuana remonta com a chegada dos espanhóis e os escravos trazidos por eles. Nessa mesma época também foi que surgiu outros gêneros também importantes como o “Vals Peruano”, “La Marinera”, “Canto de Jarana”, “El Tondero” y “El Festejo”. Os anos 20 foi o auge da música peruana.

Se um dia tiverem a oportunidade de ir no dia da Canción Criolla, eu recomendo muito, além das lindas músicas, são preparadas comidas muito boas, para acompanharem estas músicas em lugares como Peñas Criollas. Difícil é encontrar alguém brincar de doce e travessura nesta data, já que as maiores festas estão acompanhando esta comemoração, porém mesmo assim tem alguns locais que ainda comemoram o Dia das Bruxas.

Link Vals Peruano:

Antes do jogo contra a França no estádio de Ekaterimburgo na Rússia, botaram esta música que todo peruano conhece, é como se fosse nosso segundo hino nacional, só de lembrar dá uma lembrança grande do meu país, aqui compartilho agora com vocês:

Link da música original (com legenda em espanhol):

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s