Imagina só a situação!
Você está começando a aprender espanhol e não sabe como dizer alguma coisa no passado e, a sua professora (ou professor) te diz que você pode usar um tipo de pretérito composto mas, que para usá-lo bem, você vai precisar saber os particípios.
Mas que raios são os particípios?
Bom, segundo a RAE são formas não pessoais do verbo terminadas em “-do”. O que seriam formas não pessoais? É uma formação que não precisa ser conjugada para cada pessoa (yo, tú, ella, nosotras, vosotras, ellas…), sendo única.
Também existe esse mesmo tempo verbal em português, tá? As formas que chamamos de “não pessoais” são o particípio, o gerúndio (terminações em -ando, -endo, -indo) e o infinitivo (-ar, -er, -ir). São formações que independente da pessoa que está falando ou de quem se está falando, não mudam.
Mas vamos ao caso do particípio…
Os verbos regulares tem terminações em -ado para verbos da primeira conjugação (ou seja, terminados em -AR) e -ido para verbos da segunda e terceira conjugações (terminados em -ER ou -IR).
CANTAR -> cantado BEBER -> bebido VIVIR -> vivido

“Tomar” é outro verbo regular. Nesse caso, Mafalda usa “si Marx no hubiera tomado la sopa”, ou seja, “se Marx não tivesse tomado a sopa”.
Até aí tá lindo, né? Mas existem verbos irregulares em todas as línguas e no espanhol não seria diferente. Alguns verbos irregulares são irregulares em todos os tempos verbais! Então tem que ter muita atenção. Abaixo, vou listar os principais verbos irregulares e seus particípios:
ABRIR -> abierto
DECIR -> dicho
ESCRIBIR -> escrito
HACER -> hecho
MORIR -> muerto
PONER -> puesto
VER -> visto
VOLVER -> vuelto
ROMPER -> roto
RESOLVER -> resuelto
FREÍR -> frito/ freído
IR -> ido
Para ajudar vocês a praticarem, eu deixo essa atividade do site ProfeDeEle, que é INCRÍVEL: https://www.profedeele.es/actividad/gramatica/participios-regulares-irregulares/
Qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários!
Besitos
Pingback: O que é o pretérito perfecto compuesto?
Pingback: O que é e como usar o Pretérito Perfecto Compuesto?