Que tal muchachos y muchachas do #QTAE?

Espero que muito bem como sempre, mais uma vez estou aqui com vocês para continuarmos com nosso texto sobre a educação no Perú, lembrando que já tem outros dois textos sobre a Educación Inicial Primaria, por tanto, hoje iremos ver a Educación Secundaria que seria o Ensino Médio aqui no Brasil. Primeiro falarei sobre aspetos gerais da educação e logo depois a minha experiência no colégio, tudo bem? Então vamos lá:

Resultado de imagem para Educación secundaria

O terceiro e último nível (sem levar em consideração a universidade ainda) dura cinco anos e abrange as idades de 12 a 17 anos. A educação secundaria se divide em dois ciclos: o primeiro que é geral para todos os alunos e tem uma duração de dois anos. É obrigatório e junto com a Educação Primaria constituem o bloco da Educação Obrigatória. O segundo ciclo com uma duração de três anos que era diversificado… Como assim? Tinha opções de vocês escolherem a área na qual ia atuar depois, como Ciências, Humanas, Técnicas, etc. Segundo a Constituição do ano de 1993, o Ensino Secundário é obrigatório.

A classificação para a Educação Secundaria ficaria assim:

Primer año de secundaria

Segundo año de secundaria

Tercer año de secundaria

Cuarto año de secundaria

Quinto año de secundaria

Neste texto da Educação Secundaria é que irei falar também sobre a educação básica alternativa, que foi um assunto que comentei nos outros textos porém agora irei explicar melhor.

Esta educação esta dirigido pela (Dirección de Educación Básica Alternativa – DIGEBA), A EBA (Educación Básica Alternativa) é uma modalidade que atende jovens e adultos, assim também como adolescentes com uma idade mais velha do que o normal.

Esta educação consta com 4 ciclos de estudos (8 meses cada ciclo). O primeiro ciclo (equivalente ao 4 año de secundaria) y quarto ciclo (equivalente ao 5 año de secundaria). Os estudantes da EBA são aqueles que não conseguiram entrar na idade que o estado pede no sistema educativo, não puderam terminar a sua educação básica, ou aqueles que requerem compatibilizar trabalho e estudo ao mesmo tempo.

Também temos a “Educación Básica Especial” e esta dirigida pela “Dirección de Educación Básica Especial” (DEBE). Esta instituição tem um foco específico, atende crianças e jovens com capacidades diferentes, que tenham inconvenientes em uma aprendizagem regular. É uma modalidade que oferece serviços educativos especializados de prevenção, detecção e atenção oportuna a crianças menores de 6 anos, além disso, apoio e assessoramento nas instituições educativas inclusivas.

Segundo a avaliação de estudantes do ano de 2015, só 15% dos estudantes de Secundaria compreendem o que leem e 9% resolve problemas de Matemática, segundo isto, somente 30% destes jovens continuarão com os estudos superiores, e o resto irá desafiar a vida laboral só com estudos secundários.

Resultado de imagem para Educación secundaria chompas
Alunos com o suéter da escola, camisa e gravata.

O estilo de ensino da Secundaria no país não mudou significativamente durante os últimos 50 anos, e tem se convertido em uma situação inadiável. A família, a escola e a sociedade têm uma grande dívida com os 2,5 milhões de jovens entre 12 e 17 anos de idade que cursam a Secundaria, já que acredito que sejam os principais responsáveis para poder garantir a continuidade da educação. Outra realidade desta situação é que no Peru o gasto público por estudante é de 691 dólares, segundo a UNESCO, ocupando o sétimo lugar de onze países selecionados da América Latina, superando somente a Honduras, El Salvador, Equador e Guatemala. Por outro lado 50% dos estudantes que terminam a secundaria fazem o vestibular para ir à faculdade e só 35% ingressa.

Como tinha dito no inicio do texto, comentarei um pouco de como vivenciei o colégio na minha vida, coisas que se podem fazer e como deve se comportar lá dentro entre os colegas e com todo mundo, já que temos algumas regrinhas a seguir.

Bom, durante a Secundaria entre todos os alunos da sala (já que pode ter várias salas do mesmo grau – tipo 3 salas de primer año de secundaria) se escolhe normalmente: dois “Policías Escolares” e um “Brigadier”, estes queridos colegas geralmente são escolhidos pelas boas notas nas matérias, bom comportamento, pontualidade, limpeza, etc. Ao falar em limpeza estou me referindo a nós mesmos… Como assim? Kkkk tipo, não era permitido chegar com unhas compridas, sapatos sujos (sempre limpos e brilhando), camisa limpa (feito as camisa do RBD kkk, mudava o desenho e a cor dependendo do colégio), orelhas limpas, cabelo curto para os homens, roupa impecável, e pelo fato de ser frio, usávamos suéter.

O uniforme que é a roupa específica da escola, para os homens era: sapatos pretos, meias brancas, calça de tecido preto, camisa branca, gravata preta e suéter preto, lógico que como comentei estas cores mudam dependendo das cores do colégio onde você se inscreveu, as cores pretas e brancas que escrevi agora são para as Escuelas Estatales (públicas), e para as mulheres era tudo do mesmo que do homem só que no lugar de calça era uma saia que chegava até o joelho, não mais curtas.

Bom e como diferenciávamos um aluno do Policía Escolar ou Brigadier? Simples, o Brigadier tinha uma trança de cor dourado do lado direito do braço, com uma insígnia dourada no lado esquerdo do peito, e os Policías Escolares tinham a mesma trança, porém de cor branca e vermelha e uma insígnia com o escudo do nosso país do lado esquerdo do peito.

Se me perguntarem se eu já fui um desses ali? Pois fui sim, e um bem ruim, rígido hahahahaha, já fui brigadier numa escola e policía escolar em outra, chegava de 6:30 da manhã na escola e quando encontrava algum aluno vindo devagar para escola, puxava ele para vir mais rápido, pois as portas se fechavam de 7:15, depois disso só Jesus mesmo para te ajudar ou teus pais no caso. Eu amava ser brigadier, quando o professor não chegava cedo à sala por algum motivo, a responsabilidade da sala era do brigadier e dos policías escolares, lógico que tinha colegas que não gostavam da gente, mas é só se encaixar que dava tudo certo rsrs.

Resultado de imagem para brigadier de colegio
Diferença de Brigadier e os outros alunos.

O respeito na escola era entre todo mundo, o professor não podia ser chamado pelo nome sem antes ter a palavra “profesor” ou “maestro” já que seria uma falta de educação, e o reitor muito menos ainda rsrs, Tinham uns professores bem legais e outros que realmente acho que não tiveram infância, porque pelo amor de Deus não podia nem rir na sala de aula, muito menos conversar com os colegas quando ele estava presente na sala.

Resultado de imagem para policia escolar de colegio
Policías Escolares de 1 año de secundaria.

Normalmente as matérias são de 12 a 13, porém eu estudei numa escola privada onde tive 25 matérias, sim 25! Jesus foi uma etapa da minha vida muito cansativa, mas de onde saía tanta matéria? Pois nosso amigo reitor dividia cada tema em uma cadeira, parecia faculdade já.

Não tínhamos uma matéria chamada matemática já que tínhamos: geometria, trigonometria, álgebra, razonamiento matemático, razonamiento lógico… física 1, física 2, química 1, química 2, química 3 e assim por diante.

Tinham escolas onde estudavam tudo isso num bloco só, porém o da gente era dividido em matérias e lógico ficava mais detalhado e com maior coisa para estudar, afff, fora isso eu gostava da escola, tempos que não voltarão mais e que sempre ficarão na minha memória.

Acordar de 5:30 para ir comprar pão quentinho, passar pela praça principal com a roupa linda e a trança dourada do lado, todo mundo sabia que você era brigadier e que não qualquer um ganhava esse título, entre outras coisas.

Meus queridos amigos comigo é só até aqui! Semana que vem tem a faculdade e terminamos nosso bloco da educação no meu país, não se esqueçam de nos escrever e se inscrever nas redes sociais, temos conteúdo quentinho saindo sempre.

Qualquer pergunta não hesitem em nos procurar, cuidem se todos e um grande abração. Hasta la vista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s