Olá pessoal!

No nosso post de hoje, continuaremos em Santiago para falar de mais um marco do futebol chileno: o Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos ⚽️.

 

 
 
O Estádio Nacional localiza-se na comuna de Ñuñoa, em Santiago. A forma mais rápida de acesso é via metrô: desça na estação Ñuble e caminhe 15 minutos pela avenida Carlos Dittborn até a entrada do estádio.
 
Apesar de toda importância que representa para o futebol chileno, o Nacional não oferece visita guiada ou museu. Para ter acesso ao interior do estádio tente ir em dias sem eventos ou jogos, procure algum funcionário que esteja disposto a deixar você ingressar e conhecer o campo. Quando estivemos lá, achamos uma portinha aberta que dava nos camarotes, onde um segurança nos recebeu e, sabendo que éramos brasileiros e fãs de futebol, teve a gentileza de nos mostrar o campo. Lembre-se sempre que é expressamente proibido pisar na grama!
 
 
O Nacional é um estádio multiuso que pertence ao governo, porém os times mandantes atuais são a Seleção Chilena, e o Universidad de Chile (mais conhecida como La U). Para maiores informações sobre os dois times, acesse: http://www.anfp.cl/ (Seleção Chilena); https://www.udechile.cl/ (La U).
 
🔎 Você sabia que…
 
  • O Nacional foi inaugurado em 3 de Novembro de 1938, e atualmente comporta 48.665 torcedores;
  • Em 17/06/1962 às 14h:30min, o Brasil enfrentou a Tchecoslováquia e com o placar de 3×1, sagrou-se bi-campeão mundial;
  • No ano de 1973, durante o regime ditatorial de Augusto Pinochet, o Estádio Nacional foi utilizado como Campo de Prisioneiros. Os presos ficavam confinados nos camarotes ou vestiários, e eram interrogados e torturados no velódromo;
  • O estádio faz parte de um complexo esportivo composto por: quadras de tênis, parque aquático, ginásio, circuito BMX, etc;
  • Desde Maio de 2017, estão sendo realizadas as “Visitas Guiadas del Circuito de la Memoria”, percorrendo pontos marcantes do Estádio que serviu como campo de concentração. O tour ocorre dias de Terça e Sábado em dois horários: 10:00h e 12:00h. É gratuito e não precisa de inscrição prévia (somente para grandes grupos). Para maiores infos, acesse: http://www.estadionacionalmorianac.cl.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s