Daqui a exato um mês estaremos comemorando o natal e eu tenho uma ótima dica de presente para você pedir ao papai noel: conhecer Guayaquil, no Equador!

Guayaquil não é a capital do Equador, mas é a maior em população e também considerada uma das cidades mais ricas, é lá que fica o principal porto do país. Está localizada a aproximadamente 420km de distância da capital, Quito. É também um dos principais meios para acessar o Arquipélago de Galápagos, já falamos sobre ele também dá uma conferidinha aqui.

A cidade pode não ser o principal ponto de turismo quando você pensa no Equador, mas esse quadro vem mudando e uma coisa posso te atestar, a cidade vem se preparando cada dia mais pra receber viajantes de todas as partes do mundo. Prova disso é a construção do novíssimo aeroporto, o maior e principal do Equador.

Além dos pontos turísticos já existentes e da ótima urbanização da cidade, pelo menos nas zonas turísticas, novos lugares estão sendo criados para serem utilizados tanto pelos visitantes como pelos moradores. Outro ponto positivo dessa expansão causada pelo turismo é a vasta rede hoteleira e os ótimos restaurantes que cabem em todos bolsos.

Prepare o protetor solar e as roupinhas de verão porquê o negócio por lá é, literalmente, quente. As temperaturas são altas, pode chegar a 40ºc, e diminuem pouquíssimo durante os meses mais frios do ano. Tá preparado? Vamos lá!

Como chegar em Guayaquil?

Os voos entre as principais capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife entre outras) são operados principalmente pelas empresas LATAM, Avianca e alguns pela GOL, mas sinceramente os voos da GOL não são muito vantajosos quando pesado o custo/beneficio.

Para chegar até lá você terá que no mínimo fazer 1 escala em cidades como Santiago, Chile, no Aeropuerto Internacional Jorge Chávez, ou no Aeropuerto Internacional Jorge Chávez na cidade de Callao, próximo a Lima, no Peru. Tem outras opções de escala também, mas essas são as mais procuradas. Aproveita que vai dar uma passada nelas e lê nossos posts com dicas de viagem.

Onde ficar em Guayaquil?

Para escolher o local ideal de hospedagem você deve definir previamente quais locais quer conhecer na cidade, o tipo de viagem que você está fazendo (sozinho, em família, casal, amigos) e o mais importante determinar um valor limite a ser gasto com as diárias.

Se a sua viagem é curta opte por ficar em hotéis que, de preferência, inclua café da manhã na estadia, isso vai te fazer economizar tempo para gastar turistando na cidade. Agora se você dispõe de um tempo maior para ficar na cidade talvez seja interessante alugar um apartamento no Airbnb pra sentir na pele a vida do morador local, quer experiência melhor?

Independente do tipo de acomodação que você escolher, opte por ficar bem perto do Malecón – a área mais turística e cheia de restaurantes da cidade. Mesmo o país operando com o dólar, é possível encontrar hotéis muito bons por menos de 100 dólares a diária.

O que fazer em Guayaquil?

A melhor forma de começar o seu passeio por Guayaquil é indo para o Malecón Simón Bolívar, ou Malecón 2000, a maior atração da cidade entre os locais e turistas. Às margens do Rio Guayas, o belíssimo calçadão, que possui quase 3Km de extensão, reúne espaços de lazer, parques, museus, bares, restaurantes, shoppings e lojas. Andando por lá dá pra sentir bem o clima da cidade, a receptividade do seu povo.

Resultado de imagem para Malecón 2000 ou Malecón Simón Bolívar
Malecón Simón Bolívar, Guayaquil, Equador. Foto: Ecuador Turistico
Imagem relacionada

Ao fundo da imagem acima você vê outro destino turístico bastante procurado, o bairro Las Peñas, região onde a cidade foi fundada. O local passou por um processo de revitalização e pacificação junto com o Cerro Santa Ana e a favela que a cerca. Se você tiver fôlego não deixe de encarar os 465 degraus e uma pequena caminhada para chegar a Igreja e Farol de Santa Ana, ambos no alto do cerro.

Imagem relacionada
‘Escalinatas’ del Cerro Santa Ana, Guayaquil. Equador. Foto: Ecuavisa
Imagem relacionada
Farol de Guayaquil, Equador. Foto: Radio Rumba

Você não pode deixar de visitar o Parque de las Iguanas, famosa atração da cidade que fica próximo ao Malecón 2000 (cerca de três quadras do Malecón, entre a 10 de Agosto e a Calle 5). O que você vai encontrar por lá é literalmente o que o nome sugere: uma praça no meio da cidade cheia de Iguanas.

Resultado de imagem para parque de las iguanas guayaquil
Parque de las Iguanas, Guayaquil, Equador. Foto: TripAdvisor

Em frente ao Parque de las Iguanas fica a Catedral de Guayaquil, com uma excelente arquitetura. Você pode aproveitar que vai tirar umas fotos com as iguanas e dar uma passada por lá, garanto que não vai ter espaços para arrependimento em fazer essa parada, dá uma olhada no visual da igreja:

Imagem relacionada
Catedral de Guayaquil, Equador. Foto: Wikimapia

Mais um endereço para você visitar é o Parque Histórico Guayaquil que abre de terça a domingo, com entrada gratuita. Você pode fazer o passeio sozinho, contratar um guia ou até mesmo um serviço de ‘audioguia’ (chique, né?). O local é dividido em três zonas, a primeira delas, logo ao entrar no parque é dedicada a vida selvagem, onde é possível ver diversos animais, sua maioria em habitat natural.

Em seguida tem a zona histórica, com diversas construções antigas que foram transportadas para dentro do parque para que não fossem demolidas. A última é a zona urbana, onde você conhece um pouco da cultura equatoriana, o cultivo do cacau e a vida simples de sua origem. Pra finalizar você pode fazer um passeio de barco pelo Rio Guayas.

Resultado de imagem para Parque Histórico Guayaquil
Vida selvagem no Parque Histórico Guayaquil, Equador. Foto: TripAdvisor
    Resultado de imagem para Parque Histórico GuayaquilParque Histórico Guayaquil, Equador. Foto: Guayaquil es mi Destino

O centro histórico de Guayaquil tem uma rica arquitetura espanhola e é cortado pelo Metrovía, um sistema de ônibus articulados que rodam por corredores exclusivos, por apenas US$0,25 a passagem. Além de um sistema de transporte público inteligente o preço para andar de táxi é considerado baixo por quem visita a cidade.

Resultado de imagem para centro historico guayaquil
Centro histórico de Guayaquil, Equador. Foto: Viaje na viagem
Imagem relacionada
Centro histórico de Guayaquil, Equador. Foto: Viaje na viagem

Pra fazer aquelas comprinhas e trazer mimos equatorianos pra todo mundo (pode trazer pra mim, viu?) vá ao Mercado Artesanal que você vai encontrar uma variedade de souvenirs e produtos locais. O mercado fica entre as ruas Juan Montalvo e Loja. Se quiser dar um passeio mais refinado vá ao Plaza Lago, um dos shoppings mais caros e melhor equipados de lá.

Por último não perca o espetáculo de águas dançantes do Malecón Del Salado em Guayaquil. Ele é menos famoso que o Malecón 2000, mas não deixa a desejar. O espetáculo acontece todos os dias, por volta das 19h. E, você pode fechar o seu passeio com chave de ouro experimentando as iguarias dos restaurantes da localidade.

O Que Fazer em Guayaquil: Malecón Dell Salado
Espetáculo de águas dançantes do Malecón Del Salado, Guayaquil, Equador. Foto: O que fazer em sua viagem

Agora, pra você conseguir aproveitar tudo isso da melhor forma possível, não dá pra ir arriscando o portunhol, não é verdade? Vem com a gente que temos cursos de espanhol específicos para viagens. Basta preencher nosso formulário aqui e a equipe do Que Tal vai entrar em contato agendando uma aula experimental.

Boa viagem!


≈ Série Argentina ≈

≈ Série Chile ≈

≈ Série Colômbia ≈

≈ Série Peru 

≈ Segue nossas redes sociais: FacebookTwitterInstagramYoutube ≈

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s