Pular para o conteúdo

Intercâmbio: o que você precisa saber?

Quem nunca quis um intercâmbio para chamar de seu?

Para te ajudar a realizar esse sonho, aqui no blog do Que Tal Idiomas durante esse mês de fevereiro, decidimos falar sobre as oportunidades para fazer intercâmbio e algumas instituições que podem oferecem bolsa para brasileiros se jogarem nesse mundão! Mas antes de tudo você precisa saber o que é, quais os tipos e vantagens dessa experiência única.

Até o fim dos anos 90 o intercâmbio era algo restrito a um pequeno grupo de maior poder aquisitivo, mas hoje em dia com toda a globalização e facilidades do mundo moderno, ele já virou realidade para muita gente. E nós queremos que você seja uma delas!

Será que você sabe qual o significado do intercâmbio? Mais do que uma simples viagem para conhecer outro país, ele promove a agregação de novas culturas e instiga o estudante a ver o mundo com outros olhos. O intercambista deve aproveitar para fazer uma trocar conhecimentose para estudar. Isso mesmo, estudar.

Quais os tipos de intercâmbio e quem pode fazer?

Existem vários tipos de intercâmbio e os requisitos variam em cada um deles, mas pode relaxar que eu vou te explicar tudinho. Já adianto que o principal pré-requisito é que você tenha muita vontade de se desenvolver (pessoal e profissionalmente) e esteja aberto a viver outra cultura.

Existe aproximadamente umas 9 modalidades de intercâmbio, mas vou listar abaixo as mais procuradas por brasileiros:

  • Intercâmbio de idiomas:

Esse é sem dúvidas um dos queridinhos para quem deseja fazer um intercâmbio. Tenha você um nível avançado ou básico essa modalidade é uma excelente forma para aprender/treinar um novo idioma, afinal de contas você irá passar 24 horas na presença de nativos.

Quem opta por fazer esse tipo de intercâmbio tem a oportunidade de estudar a fundo o idioma em tempo integral ou em turno único e ainda pode participar das atividades extras na escola em que estiver matriculado.

Se você estiver com o tempo for curto, não se preocupe, existem opções de cursos a partir de 2 semanas.

  • Intercâmbio de férias:

Aqui você pode aproveitar aquele período de férias (seja do trabalho ou dos estudos) para se aprofundar em um segundo idioma e de quebra aprimorar seus conhecimentos na sua área de atuação, no caso de já ser um profissional formado.

O que não faltam são cursos para profissionais como advogados, publicitários, designers, professores. E claro que além de estudar nas férias você irá conhecer lugares incríveis com os colegas da escola no tempo livre.

  • Intercâmbio de estudo e trabalho:

Aprender um novo idioma e trabalhar para ajudar nos custos lá fora tem sido a opção de muitos brasileiros que optam por fazer um intercâmbio. Vários países oferecem empregos para brasileiros, desde que estejam devidamente matriculados em alguma escola de idiomas.

Atividades como barista, garçom, vendedor, pedreiro, babá e muitas outras garantem uma boa renda extra. Você vai estudar um novo idioma e ainda juntar uma grana para sair viajando pelos arredores, quer melhor?

  • Intercâmbio universitário (higher education):

Concluiu a graduação no Brasil e quer buscar uma especialização de qualidade lá fora? Escolha um intercâmbio universitário. Países como Canadá, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha têm recebido inúmeros brasileiros que desejam expandir os horizontes e construir a carreira acadêmica em um ambiente multicultural.

Não há uma regra única sobre os requisitos exigidos e cada universidade apresenta o seu método de seleção. Você deve pesquisar o destino que deseja ir, considerando clima, cultura, aspectos relacionados a segurança e fazer um comparativo com o seu perfil, isso deve te ajudar na decisão.

  • Intercâmbio com trabalho voluntário:

Esse é mais voltado para quem já possui no mínimo um nível intermediário no idioma escolhido, isso porque tem uma porção de programas em que o foco principal não é o estudo, mas sim ajudar uma causa. Trabalhar com crianças carentes, auxiliar ONGs em suas lutas ou colaborar com projetos sociais em áreas de conflito.

Quais as vantagens de fazer um intercâmbio?

Ter a oportunidade de estudar no exterior traz muitos benefícios, para sua vida pessoal e profissional. Quem vive essa experiência volta para casa com a bagagem recheada de histórias, conhecimento e mais preparadas para enfrentar as adversidades do dia a dia.

Duvida? Aqui vão algumas vantagens:

  • Aprender ou aperfeiçoar outro idioma de maneira mais rápida e eficiente;
  • Imergir na cultura de outro país;
  • Valorizar o currículo com uma ou mais experiências internacionais, se diferenciando no mercado de trabalho;
  • Fazer novos amigos e conhecer pessoas do mundo todo;
  • Se tornar mais independente, seguro e maduro;

E como você deve se preparar?

Alguns pontos precisam ser pensados antes mesmo de você decidir fazer um intercâmbio como, por exemplo, o orçamento, o idioma você quer aprender – pois isso influenciará diretamente no país de escolha -, o foco (trabalho? férias? trabalho voluntário?) e só depois você começará a se programar.

É bem relevante que você busque o máximo de informações que conseguir sobre o país que irá conhecer. Saber do clima, dos costumes locais, da cultura é bem importante pra te ajudar, inclusive, a já entrar no clima do intercâmbio sem nem precisar sair de casa.

E o idioma? Nem se preocupe! Nós podemos te ajudar a chegar lá com toda a confiança para você dar o close certo durante o intercâmbio. Temos aulas personalizadas de inglês e espanhol para todos os níveis. Quer conhecer mais? É só escrever pra gente!

Fonte:
https://www.estudarfora.org.br/o-que-e-intercambio-tipos/
https://blog.informationplanet.com.br/o-que-e-intercambio/

4 comentários em “Intercâmbio: o que você precisa saber?”

  1. Pingback: #Intercâmbio: Programas de Bolsa do Santander

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Que Tal? Idiomas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading