Eaeeeeee meus amigos do #QuetalIdiomas, como estão todos vocês?

Como sempre bem né? Estavam com saudades do nosso blog?

Pois acabei de chegar com algo bem “calientito”, algo novo, que talvez acredito a grande maioria não sabe, trago esta vez para vocês um #QuetalCultura, e sobre o que? Mais uma vez sobre o meu país, o Peru, mas especificamente as culturas pre-incas.

Com certeza todo mundo já deve ter conhecido ou já ouviu falar sobre os incas né? É uma cultura que se originou em Cuzco, no Peru. O nosso foco por enquanto são as culturas pre-incas como comentei, isso quer dizer culturas antes mesmo dos incas aparecerem, e têm várias, por exemplo: Chavín, Paracas, Nazca, Mochica, Tiawanako (Tiawanaku – Tiahuanako), Warpa (Huarpa), Wari (Huari), Chimú, Chincha, Chankas, Reinos Aimaras y Caxamarca (Cajamarca).

Hoje darei uma introdução bem leve sobre as culturas pre-incas e começaremos com Chavín, conforme vão saindo os posts vocês verão uma cultura diferente.

Resultado de imagem para culturas pre incaicas

Antes de los Incas (Culturas Pre-Incas)

Pré-incas ou pré-incaicas é o nome que se dá a civilizações que surgiram na região que, futuramente, faria parte do Império Inca (1438 – 1533). Teve algumas civilizações anteriores aos incas: a civilização “Chavín” ou a dos “Mochicas” (III AC – IX DC), que influenciaram muito na cultura incaica. Atualmente temos em museus o armamento que eles usavam, como a “Honda” (boleadeiras), quebra-cabeças de metal, capacetes, etc.

Existe uma cosmogonia Inca relatada por Montesinos (1642, monge espanhol), onde ele comenta que houve 93 imperadores antes dos incas, num período perto dos 4000 anos.

Estas culturas tiveram um desenvolvimento grande, tanto em tamanho como em número de habitantes, as principais características que tinham eram:

  • Desenvolvimento da agricultura e tecnologia relacionada a ela.
  • Apareceram os sacerdotes, que controlavam as chuvas, a distribuição da água, pois estavam relacionados com os seus deuses.
  • Surgiu o estado teocrático.
  • Surgimento das classes sociais.

 

LA CULTURA CHAVÍN (1500-300 a.C.)

Resultado de imagem para la cultura chavin

 Esta sociedade antiga foi vista como o embrião das civilizações andinas atuais do Peru, mesmo que, recentemente, descobrimentos arqueológicos demonstram que a cultura Caral é mais antiga ainda.

Surgiu no planalto dos Andes e difundindo-se em áreas próximas, esta civilização foi até interpretada como sendo basicamente um culto religioso, devido aos seus grandiosos templos religioso. Os exploradores do século passado, o italiano Raimondi e o francês Wiener, descobriram um monólito, estes nunca imaginaram que tinham encontrado o rosto de uma América desconhecida. A cultura Chavín se desenvolveu no lugar que hoje é conhecido como o templo arqueológico mais importante do Pero, o Chavín de Huántar.

Localização Geográfica:

  • Situado no estado de Ancash na província de Huarihhssdf, a 300 km ao norte de Lima, com uma altitude de 3177 m.s.n.m., na margem do rio Mosna.

Importância:

  • Considerada a cultura matriz do milho e foi descoberta pelo arqueólogo peruano Julio César Tello.

Organização Econômica:

  • Tiveram uma agricultura avançada, sendo o cultivo fundamental o milho, acompanhado pelo “ají” (tipo de pimenta), abóbora, algodão, macaxeira, batata, feijão. Desenvolveram tecnologia hidráulica relacionada com a astronômica.

Organização Social:

  • A estrutura desta civilização divide-se em 3 classes sociais:
    • Os sacerdotes possuíam poder político e religioso, e sua influencia se estendia desde o norte dos Andes até a costa central do oceano pacífico.
    • Os artesãos desenvolviam trabalhos de bronze, tecido e arquitetura.
    • E por último os agricultores, que controlavam as técnicas de reprodução do cultivo para o crescimento desta civilização numa região hostil.Resultado de imagem para organizacion social chavin

 Organização Política:

  • Foi um sistema político teocrático, porque o poder também tinha uma origem divina exercida pelos sacerdotes.

 Importância Cultural:

  • Arquitetura
    • Caracterizados pelas construções de muitos edifícios de pedra talhada, terraços ao redor das praças. No templo existe um labirinto com uma complexa rede de encanamento e dutos de ventilação, muito avançado para aquela época.
    • Existem duas construções principais desta civilização, que são:
      • O castelo: que é um cubo de 70m de largura por 10m de altura, cuja estrutura piramidal apresenta 3 plataformas superpostas, o interior, se compõe de muitas galerias. No segundo andar, encontram-se as chamadas “Cabezas Clava”, que se acredita eram os guardiões para eliminar os espíritos, era uma representação de cabeças decapitadas de inimigos.

        Resultado de imagem para la cultura chavin
        Cabezas Clava
      • O templo Lanzón: apresenta muitas galerias e subsolos que provavelmente foi utilizado para amplificar o som das vozes. Os sacerdotes realizavam aqui seus rituais, pois se encontraram objetos de pedra, restos de sacrifícios humanos e animais.
        Resultado de imagem para lanzon monolitico peru
        Lanzón Monolítico
    • Escultura
      • Escultura simbólica, metafórica e abstrata, era uma arte trabalhada na pedra, onde representam os seus deuses em obeliscos, lanzones, com figuras antropomorfas com imagens de felinos, serpentes e aves.
    • Cerâmica
      • O mais importante desta cultura foi a cerâmica cerimonial, onde tentaram imitar a cor das pedras, predominando o preto, e também encontrando diferentes formas e estilos.

        Resultado de imagem para ceramica de chavin
        Cerámica Chavín
    • Joalharia
      • Utilizaram o ouro, como o qual realizaram grandes obras, como o colar de Kunturwasi e o tesouro de Chongoyape (brincos, anéis)
        Imagem relacionada
        Collar de KunturWasi
    • Tecidos
      • Foram feitas com a finalidade de que outros povoados conheçam os seus deuses, como Ica e Ayacucho. Era mais fácil eles levarem tecidos do que as pedras desenhadas, pois estas pesavam mais.

        Resultado de imagem para tejidos de chavin
        Tejidos de Chavín

 

A decadência desta grande cultura parece estar relacionada com a intervenção militar de outras culturas, teve também um esgotamento como cultura, sendo superada por outras que eram mais recentes.

Bom meus queridos amigos, espero tenham gostado e entendido sobre esta cultura, que se considera a mais antiga (sem falar de Caral que está sendo descoberta) das culturas pre-incaicas. Qualquer dúvida ou pergunta podem escrever para nós, sigam a gente nas redes sociais e lembrem-se que vai ter mais culturas ainda, para sabermos mais um pouco sobre esta linda terra chamada Sul América.

Comigo é até aqui, um forte abraço a todos, até a próxima.

Vídeo ilustrativo sobre a Cultura Chavín

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s