Brexit for Dummies (O q que está acontecenu?!)

No último sábado 23 de março, milhares de pessoas foram às ruas protestar contra o BREXIT. Mas ai eu te pergunto, my dear reader, você tem noção do que está acontecendo e no que isso pode influenciar nós pobres mortais (brasileiros)?

Primeiro, me perdoem se a explicação sócio-política não for tão completa, mas a gente trabalha dentro das habilidades que tem. But let’s do this!

Você deve estar se perguntando: o que raios é o Brexit?!
Foi a mesma coisa que me perguntei enquanto fazia meu intercâmbio pela Irlanda e esse auê todo era só do que se falava. Brexit é um acrônimo para British Exit e se refere basicamente à saída do Reino Unido da União Européia.

Eu, inocentemente, acreditava que isso não teria tanta influência assim nas decisões políticas mundiais e precisei contar com a paciência dos meus amigos europeus para começar a entender a situação completa.

O que muita gente (assim como eu) falha a perceber é que a União Européia é uma comunidade intrinsecamente conectada. O grupo com 28 países compartilha entre si políticas de livre comércio, moeda, fronteiras, e ainda possibilita a seus nacionais viver e trabalhar em qualquer país integrante da União.

A população está bem dividida em relação a este problema, mas todo mundo concorda que é uma decisão bem grande a ser tomada e que isso vai afetar a vida de muita gente não só dos europeus. Esses debates já vem acontecendo há quase três anos, e muita gente vem aderindo a decisão de que não haja o Brexit.

Muita água já rolou em baixo dessa ponte e ainda vai rolar bastante, teve documentos assinados e tudo, em lei também está previsto que essa saída ocorrerá em 29 de março de 2019, se isso vai acontecer só o Olimpo pode dizer. A primeira-ministra britânica está agora tentando fazer com que o parlamento britânico aprove as negociações feitas entre os dois lados (isso sempre demora um pouco), mas a União Européia marcou a data de 12 de abril para bater o martelo sobre este assunto, e agora é esperar mesmo para ver o que vai acontecer.

O impasse real agora é se essa divisão vai ocorrer com o que ficou acordado ou se o Reino Unido vai romper laços sem um período de adaptação, e assim…

Agora a pergunta que não quer calar: Mas o que isso pode influenciar na minha vida em terras tupiniquins?!

Eu, pessoalmente, acredito que este fato não vai nos afetar diretamente até, ATÉ, tomarmos a decisão de ir viajar para a Europa.

Caso o Brexit realmente acontece, políticas de imigração podem se tornar mais rígidas e provavelmente os 90 dias de “livre” circulação nos países da União Européia aos quais brasileiros tem direito não ocorram mais em relação ao Reino Unido, então não teríamos mais acesso a Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales da maneira que tínhamos. A entrada nesses países provavelmente teria que ser feita com visto e algum tipo especial de autorização, mas claro que isso é uma especulação, já que ninguém sabe realmente o que pode acontecer.

Quem quiser entender um pouquinho melhor os termos das negociações podem checar essa matéria da BBC: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46335938 .

Espero ter dado uma luzinha no assunto, e assim: Estou tensa desde já!

Publicado por Evelyne Duarte

Escrevo sobre qualquer coisa que estiver com vontade, principalmente sobre cultura da língua inglesa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: