Segunda-feira começa o mês de Abril e agora sim teremos o primeiro mês “válido” do ano. Acabou a desculpa pra fazer corpo mole pra estudar. Agora é a vera! E por falar em estudos, se você já pensou em fazer uma universidade fora, hoje o texto é para você! Vamos conversar sobre o SAT, o equivalente ao ENEM nos Estados Unidos.

SAT siginifica Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar) e o SAT Reasoning ou SAT-I é o exame utilizado na América no processo de admissão em uma universidade. Diferentemente do ENEM que ainda é opcional para algumas faculdades, na terra do Tio Sam, a nota do teste é uma exigência para todas as instituições.

Com duração de quase quatro horas (3h e 45min), o objetivo da prova é avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno em três áreas: matemática, linguagem e interpretação de texto e escrita (Tá sentindo cheirinho de cópia da nossa prova? É porque copiamos mesmo!). Caso o aluno queira aumentar a sua nota, não é obrigatório, ainda há o essay (redação). Cada secção têm pontuação máxima de 800 pontos, a mínima é 200, sendo a nota máxima 2.400. Uma pontuação perfeita no exame é de 1.600, enquanto uma média é de 1.050.

Não há como reprovar o SAT. A entrada na universidade da escolha do concorrente vai depender do seu desempenho no exame mais a sua application (toda a documentação necessária para ingressar na acadêmia, incluindo histórico escolar e pessoal).

Algumas universidades cobram dos alunos, além do SAT-I, o SAT-II ou SAT Subject Test. Essa versão da prova avalia o conhecimento em áreas específicas, e é a única em que o estudante pode escolher as matérias de maior interesse. No total são 20 subjects (temas) específicos das seguintes áreas: inglês, história, matemática, ciências e línguas estrangeiras. A pontuação também varia entre 200 e 800, e o candidato só pode fazer 3 testes por dia.

Ficou interessad@? Então se liga! As provas aqui no Brasil acontecem nos meses de Março, Maio, Junho, Outubro, Novembro e Dezembro. Data não falta! Enquanto ao assunto, é basicamente o mesmo do ENEM, já que o teste lá também é aplicado ao final do Ensino Médio. A diferença é que os assuntos estão em inglês, então: good studyings and good luck!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s