Alô, alô, alô!!

Semana passada eu escrevi sobre o Pretérito Perfecto Compuesto e hoje trago a outra maneira de falar sobre fatos no passado: o pretérito indefinido. Mas que diacho é esse pretérito?

Bom, ao contrário do falado na semana passada, o Pretérito Indefinido vai ser simples. Não vamos precisar de nenhum verbo auxiliar e tampouco verbo no particípio. Prático? Sim! Ele é mais fácil da gente memorizar? Não.

De maneira geral, temos a formação dos verbos regulares (que não vão ter mudança no radical):

Resultado de imagem para pretérito indefinido woodward
Exemplo de conjugação de verbos regulares

O radical do verbo é a parte que, na imagem, está na cor negra. A parte que está em vermelho é a desinência, que vai mudar se o verbo for terminado em -AR (1ª conjugação), -ER (2ª conjugação), -IR (3ª conjugação). O que é importante para que a gente saiba sobre os verbos regulares? A parte em vermelho! A maioria dos verbos regulares se mantém regulares em todos os tempos verbais. Você já estudou o Presente, não foi? Então já dá pra a gente ter uma noção de quais verbos serão conjugados ou não.

E onde está o problema? Nos verbos irregulares. Como são o calo no sapato de todo estudante de espanhol, os verbos irregulares aparecem aqui em suas formas mais diferentes. Como identificamos um verbo irregular? Ele vai ter uma mudança no radical! Não apenas na desinência. Veja o diálogo abaixo:

No texto acima, percebemos que os verbos sublinhados se referem a ações no passado e estão conjugados no Pretérito Indefinido! Abaixo você vai poder observar exemplos de alguns verbos irregulares:

Mas quando vamos usar esse tipo de pretérito? Bom, de maneira geral, podemos usá-lo sempre. Mas quando estamos falando de alguma ação no passado que não tem nenhuma ligação com o presente, o pretérito indefinido é o correto a ser utilizado! Abaixo, há algumas palavras que podemos ter como referência na hora de utilizá-lo:

Marcadores temporales que acompañan al pretérito indefinido

Gostou desse texto? Na próxima semana, continuaremos passeando pelos verbos em espanhol! Vamos trabalhar a diferença e quando devem ser utilizados os Pretéritos Perfecto Compuesto e o Indefinido!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s