Buenos días, tardes, noches a todos meus queridos amigos do #QuetalIdiomas.

Como estão estes dias? Tomara que não tenham gripado pois as chuvas aqui no Recife estão bem fortes!

Eu, lógico, sangue Inca que gosto do frio, adorei, hahahaha porém a linda frase “mormaso” me incomoda um pouco, pois parece que estou sendo cozinhado ao vapor hahaha

Enfim, vamos de palavrarias e vamos começar com o que importa, pois sim, a continuação das culturas pré-incaicas que vimos até o momento, e adivinhem de quem é a vez hoje??? Este nome lhes parece conhecido? NAZCA? Líneas de Nazca? Pois se as conhece bem, são as lindas linhas de Nazca, aquelas impressionantes imagens que só podem ser vistas de avião, pois as longitudes são inimagináveis, alguns dizem que foram feitos por ETS, outros dizem que é coisa de Diosito, mas na verdade são representações feitas pelos próprios incas para glorificar aos seus Deuses, que logicamente para eles, estavam nos céus. Então comecemos logo logo com as linhas de Nazca, vamos lá!!!

LA CULTURA NAZCA (300 a.C-800 d.C)

Resultado de imagem para la cultura nazca

Esta cultura foi conhecida mundialmente pelos hieroglifos que apresenta, os quais são grandes linhas e figuras desenhadas no deserto (apresentando vários quilômetros de distancias), perto da cidade atual Nazca. Esta civilização foi uma das mais importantes, ela se expandiu desde o Oceano Pacífico até a Cordilheira dos Andes. Os incas viviam principalmente da agricultura, pois estes colonizaram vários vales férteis que se expandiam ao redor do “Rio Grande” e suas afluentes, desenvolvendo assim um sistema de irrigação ótimo, pois como sabemos nesta região além dos Andes também se tinha deserto (onde estão as linhas). Esta cultura foi sucessora da cultura Parcas, pois ao culminar uma, surgiu esta outra, e também ao mesmo tempo estava surgindo mais outra rsrs que eram os Moches que estavam ao norte do país, depois falaremos especificamente deles em outro texto.

  • Hieroglifos de Nazca

O chão do deserto de Nazca apresenta óxido de ferro, o qual deixou esta área da cor cinza. Os Nazcas ao perceberem que tirando parte deste óxido, criaram um chão de gesso mais claro, com isto, deram origem às imagens que estão no deserto. Estas linhas encontram-se na lista do patrimônio mundial da UNESCO desde 1994. Algumas destas imagens interpretam animais, plantas ou seres fantásticos, figuras geométricas de vários quilômetros de comprimento, acredita-se também que tinham uma função (relacionada com a astronomia).

Resultado de imagem para la cultura nazca
Linhas de Nazca

Lembrando que a cultura Nazca nasce depois da cultura Paracas, já que as duas possuíam as mesmas tradições, usaram técnicas similares de agricultura e além disso ambas civilizações eram militares.

  • Economia Nazca

A economia desta civilização foi baseada na agricultura altamente sofisticada e também na pesca da costa no Oceano Pacífico. Desenvolveram uma rede de aquedutos subterrâneos que mediam mais de 5.000 m e que podiam irrigar 2.000 hectares, alguns, ainda usados hoje em dia. Sua agricultura usava canais e sistemas de galerias de drenagem embaixo dos rios, plantaram alfarrobo (árvore Pão de São João), onde as raízes equilibravam o nível de nitrogênio no chão, como fertilizante, com isto, se fizeram muitas plantações de alfarrobo.

Resultado de imagem para la cultura nazca
Civilização Nazca

Também plantaram algodão, batatas, feijão, melões, abacates, amendoins e pimentas.

Este povo vivia em cabanas feitas de palha localizadas fora da zona da agricultura, quase no limite com o deserto. Estas cabanas estavam ao redor de uma pirâmide de adubo que servia de santuário.

  • Organização social e politica

Esta cultura era teocrática (governada pelo poder religioso), militarista e nobiliária (existia a nobreza),por este motivo, procuravam sua expansão em busca de novas terras para cultivar, mais além do território Nazca, com isto, desenvolveram a guerra e tiveram o costume de colecionar “Cabeças – Trofeu” por razões mágico – religiosas. O seu maior ápice foi nos anos de 100 a.C e 700 d.C, porém, por motivos não bem conhecidos, a população Nazca abandonou a cidade principal de Cahuachi e construíram outras cidades em diferentes regiões do Peru.

  • Cerâmica Nazca

Os Nazcas desenvolveram vários objetos de cerâmica, artigos de ouro e tecidos de algodão. Além disso, os gigantes desenhos de animais, plantas e formas geométricas construídas com pedras geoglifos representam um dos mais importantes e confusos fatos realizados pelos Nazcas. A arte dos Nazcas se estendem por um perímetro de 50 quilometros de largura e 15 quilometros de comprimento, cruzando diferentes cidades na região. Os maiores desenhos são de um pássaro com quase 300 metros, um lagarto de 180 metros, um macaco, um condor (ave da Cordilheira) e um pelicano, todos com quase 135 metros e uma aranha de 42 metros.

Resultado de imagem para la cultura nazca
Colibri
Resultado de imagem para la cultura nazca
Macaco
Resultado de imagem para la cultura nazca
Aranha

A cerâmica também foi conhecida pelos seus aspetos originais, devido a sua sofisticação técnica no simbolismo que em sua maioria eram taças, cuencos (como pratos fundos), jarras e jarras de doble alça.

Imagem relacionada
Cerâmica Nazca

Eram conhecidos pelos seu belos tecidos e bordados, a lã tecida estava feita de lhamas e alpacas.

Eles pintavam estes tecidos com tinta de origem vegetal ou animal (minhocas amassadas).

  • Fim dos Nazca

Bom, como todo inicio tem seu final, os Nazcas tiveram uma serie de inundações, terremotos e com isto, caiu esta grande civilização. Os Nazcas eram bons guerreiros e tinham a costume de desfilar com as cabeças dos soldados nas terras conquistadas.

Bom meus queridos amigos, espero que tenham gostado deste texto que como falei era a continuação das culturas pré-incaicas. Nossas aulinhas de história estão indo muito bem rsrsrs.

Comigo é tudo por hoje! Que tenham um bom fim de semana, um grande abraço a todos, abriguem-se e cuidem-se do frio hahaha, lembrem-se também de seguir a gente nas redes sociais, twiter, instagram, facebook, youtube e Orkut kkkkkkkk um abraço a todos, hasta la próxima.

Link de Vídeo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s