As universidades pertencentes a Ivy League são consideradas as de maior prestígio nos Estados Unidos. Essas escolas ficam localizadas no Nordeste americano, e são oito em sua totalidade: Brown (Rhode Island), Harvard (Massachusetts), Cornell (Nova York), Princeton (Nova Jersey), Dartmouth (New Hampishire), Yale (Connecticut) e Colombia (Nova York) e Pennsylvania (Pensilvânia). Todas são conhecidas pelo alto nível de ensino, e, consequentemente, as que mais recebem pedidos de admissão.

Resultado de imagem para ivy league wiki

Origem do nome

O nome surgiu da tradição do plantio de hera (ivy) no início do ano letivo, por volta dos anos de 1800. Os muros dessas universidades são cobertos pela planta.

Resultado de imagem para ivy wall harvard
Harvard

Como foi formada

O termo Ivy League surgiu por volta de 1954 quando a Division I da NCAA (já falamos deles aqui) foi criada. À época, o elitismo das escolas se dava pelo prestígio que tinham no basquete universitário.

Antes da Divisão I ser criada, essas escolas eram conhecidas por terem a tradição de participar de competições esportivas entre as universidades americanas, mas não havia um desejo de formar uma liga. Porém, a situação quase amadora dos esportes universitários fizeram com que sete das oito instituições (exceto Brown) se unissem para preservar a integridade dos campeonatos intercolegiais.

Rivalidades

Apesar de pertencerem a uma grande liga de elite, a rivalidade entre os times sempre existiu. Princeton e Penn são rivais de longa data no basquete. Cornell e Harvard são rivais no hóquei há anos, e Penn e Harvard são rivais no futebol da bola oval.

Os esportes jogados nas universidades se tornou tão popular que os times começaram a fazer jogos em Nova York para que mais espectadores pudessem assistir às partidas. Toda essa atenção trouxe, além de mais prestígio e visibilidade para os esportes, um grande fluxo de dinheiro para essas escolas.

Mas a rivalidade não fica só nas atividades esportivas. A universidades da Ivy League também disputam entre si para saber quem tem os melhores formados com honrarias, as melhores bolsas de estudo, os melhores programas de ensino e quem mais teve famosos se graduando por elas. Claro que todas são excelentes escolas, e a discussão não passa de um achismo de todas elas.

Bem, por hoje é só, folks!! See you next week 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s