Amiguitos e amiguitas do #QuetalIdiomas, como estão todos vocês? Espero que bem, depois deste bom fim de semana que comemoramos o dia das nossas mamitas junto a elas, um grande cheiro para todas elas de parte da nossa equipe. Venho hoje trazer a vocês a continuação das nossas aulas de história, lembrando que no nosso último texto falamos sobre a cultura Mochica, a qual tinha vários artefatos de ouro, entre outras coisas. E hoje falaremos especificamente sobre a Cultura Tiahuanaco (Tiawanako, Tiawanaku). Então vamos começar logo logo!!!

La Cultura Tiahuanaco (300 d.C-1100 d.C)

Resultado de imagem para cultura tiahuanaco

  • Localização:

Esta cultura se encontrava ao sudeste do lago Titicaca, a 3780 m.s.n.m. onde agora é a Bolivia, mas se expandiu até o sur do Perú, em Tacna, Moquegua e Arequipa, e pelo norte até Ayacucho. Também dominaram partes de Argentina e Chile durante muitos séculos, alguns historiadores acreditam que esta cultura é a precursora dos Incas por terem muita semelhança, lembrando que os incas surgiram do Cuzco, que fica bem perto da cultura Tiahuanaco.

Resultado de imagem para cultura tiahuanaco
Localização da Cultura
  • Economia dos Tiahuanacos

A agricultura que esta cultura tinha era conhecido como “Campos Elevados”, pois estes se encontravam entre 3800 e 4200 metros sobre o nível do mar, então, era um pouco altinho né kkkk, por este fato, desenvolveram um modo de cultivo próprio, o qual pode ser observado em Machu Picchu também. Esta estrutura estava composta por diques, aquedutos, plataformas elevadas e canais, os quais eram importantes para não congelarem com o frio deste local. Estes campos ficavam ao redor do lago Titicaca e era um extenso sistema de cultivo, estima-se que eram 19,000 hectares de cultivos elevados ao redor do lago e de Tiahuanaco.

Resultado de imagem para economia de los tiahuanacos
Batata, Olluco (tipo de tubérculo), Quinoa

Os principais produtos cultivados nesta zona eram de batata e quinoa, assim também como outras plantas de altura, com a expansão, conseguiram outros vales mais baixos nos quais plantaram milho, mandioca, oca (tipo de tubérculo) e frutas em geral. Dominaram a parte alta dos Andes criando também animais de altura, como lhamas, vicunhas, alpacas, etc. Deste modo sabiam aproveitar tanto a agricultura como a ganadaria, desidratavam a batata ao sol, o que também faziam com a carne, tendo assim “chunho” e “charque”, que podiam ser conversados por muito tempo e serviam para os períodos de seca e escassez.

  • Organização Política e Social dos Tiahuanacos

Esta cultura era uma sociedade teocrática (domínio dos sacerdotes) com uma complexa sociedade dividida em três classes: a elite, os artesãos e os comuneros ou campesinos.

Resultado de imagem para organización social de los tiahuanacos
Ama Sua, Ama Llulla, Ama Quella (em quechua), significa: Não mintas, não roubes e não sejas preguiçoso.
  • Religião dos Tiahunacos

O seu Deus principal era Wiracocha ou Viracocha que era o criador de tudo, pode se observar a imagem deste lavrada em pedra na “Portada del Sol”, onde a imagem principal aparece em alto relevo, onde podemos observar que da sua cabeça sobressaem cabelos como se fossem raios

Resultado de imagem para wiracocha
Deus Wiracocha
  • Arquitetura dos Tiahuanacos

As principais mostras arquitetônicas são os “Dólmenes” ou construções de pedras retangulares que usaram como casas. Posteriormente, construíram as “Chulpas” que eram construções com fins funerários, feitos de pedra e barro, primeiro eram feitas em formas quadrangulares, depois tiveram formas cilíndricas tendo como base a pedra lavrada e polida. Os lugares arquitetônicos mais importantes são os terraços de Pumapunku de forma semicircular, a fortaleza de Akapana e o palácio de Kalasasaya.

Resultado de imagem para la portada del sol
La Portada del Sol

Alguns acreditam que esta última estrutura era um observatório solar para mostrar as estações do ano. Em uma destas esquinas do observatório encontra-se “La Portada del Sol”. Esta portada é uma pedra gigante de uma peça só, de mais de quatro metros de largura, três metros de alto e oitenta centímetros de comprimento. Na parte inferior tem uma abertura de um metro de largura por dois metros de altura, que é a portada propriamente dita. Na parte superior encontra-se em alto relevo a imagem do Deus Wiracocha (deus antropomorfo-figura humana), que segura dois báculos, um em cada mão e na sua cabeça há raios, alguns estudiosos indicam que é a representação de um calendário astronômico.

  • Esculturas dos Tiahuanacos

Fizeram incríveis estátuas de arenisca vermelha (tipo de pedra), como os monolitos “El Fralle e Bennett” que tem 7,30 metros de altura. O primeiro está esculpido em arenisca e mede 2,80 m. de alto por 60 cms de grossura; o de Bennet, também está esculpido em arenisca e pesa 17 toneladas, representando um ser antropomorfo que tem um copo na mão e na outra uma estranha criatura que esta segurando.

Resultado de imagem para monolito bennett
Monolito Bennet
  • Cerâmica dos Tiahuanacos

Foi uma cerâmica incisa, os copos feitos são de tamanho regular, as paredes grossas, pintadas de vermelho, laranja, marrom e branco. Os adornos representam ao Cóndor (ave dos Andes), felinos e serpentes, usando também figuras geométricas. As formas mais predominantes são o “Kero e El Pebetero”.

Resultado de imagem para el vaso kero
El Vaso Kero (o copo kero)
  • Fim dos Tiahuanacos

Depois de ter-se mantido culturalmente por uns 700 anos, esta sociedade sofreria uma das maiores crises que até agora ainda atingem o meu país, as geladas. Tudo indica que as mudanças climáticas fariam um dano enorme nesta cultura, mostrando assim, a extinção desta.

Ainda agora no Perú tem muita gente da parte rural que morre por causa do frio, pois mesmo não sendo graus abaixo do zero, lembrem que a altitude influencia muito nestas regiões, lembro que ao sair para minha escola, só respirando saia o vapor da boca de tanto frio. A gente não usava muito geladeiras pois a gelatina ficava já prontinha na mesa da sala de um dia para outro e a comida não estragava tão rápido como num clima quente kkkkk parece brincadeira, mas é verdade, por isso as vezes sinto saudade desse friozinho quando me cozinho no Recife hahahaah.

Meus queridos amigos e amigas comigo é tudo por hoje, tomara que tenham gostado do texto! Lembrem que qualquer dúvida ou pergunta podem nos escrever que a gente responde. Sigam a gente nas redes sociais como Instagram, Facebook e Youtube, um grande abraço para todos, até a próxima!!!

Link de um documental impressionante que achei, assistam:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s