A semana passada entrou para a história do futebol inglês: os dois mais importantes campeonatos de clubes europeus terão finais inglesas – na Europa League, Arsenal e Chelsea; na Champions League, Liverpool e Tottenham.

O futebol inglês precisou passar por mudanças para atingir o alto padrão de qualidade que hoje vemos nos jogos da principal competição. Depois da tragédia no Estádio do Heysel, em 1985, e a proibição de clubes ingleses em competições europeias por cinco anos, representantes do “Big Five” – maiores times do país à época (Manchester United, Liverpool, Tottenham, Everton e Arsenal) se reuniram para reformular o campeonato nacional, e em 1992 a Football Association Premier League nasceu.

De lá pra cá já teve nomes e patrocinadores diferentes, mas hoje se chama apenas Premier League, identificado como uma marca, seguindo o padrão das ligas americanas.

A Premier tem seus valores televisivos na casa dos bilhões – na última temporada foram £4,464 (R$ 21,564 bilhões). E é com esse dinheiro que os clubes se mantém, não precisando ficar a mercê de um grande patrocinador, como acontece com os clubes brasileiros.

A divisão do dinheiro para os 20 times da Premier é bem igualitária:
– 50% igualmente compartilhados;
– 25% de acordo com a classificação na temporada anterior;
– 25% de acordo com o número de partidas transmitidas.

Essa divisão permite que todos os clubes consigam investir de forma equiparada em suas equipes, gerando competitividade no campeonato.

Essa excelente fase também está refletida na Seleção Nacional Inglesa. O país conseguiu a quarta colocação na última Copa do Mundo, depois de uma decepcionante campanha na edição anterior do torneio – caiu logo na primeira fase.

Para todas as seleções, a Federação Inglesa investiu, entre 2015 e 2019, R$ 1,1 bilhão em melhorias nas instalações esportivas, aperfeiçoamento da equipe técnica e o scouting de jogadores em todo o país.

As finais das competições de clubes acontecem nos dias 25/09, da Europa Legue, e dia 01/06, da Champions League.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s