Eaeeeeee meus queridos amigones y amigonas do #QuetalIdiomas!
Espero que todo mundo esteja bem para mais um episódio das nossas culturas pré-incas, tomara Diosito e estejam todos vocês gostando delas kkkk já já chegamos ao fim, ainda faltam mais duas ou três se não me engano
Hoje trago para vocês uma nova cultura, e nome dela é Warpa ou Huarpa como alguns pesquisadores a chamam… entãooo vamos lá!!!
La Cultura Warpa ou Huarpa (200 d.C-550d.C)
A cultura Huarpa foi uma civilização que habitou em algumas regiões do Perú, especificamente zonas dentro do estado de Ayacucho, local onde foi encontrado a maior quantidade de vestígios desta cultura. O nome desta cultura prove do rio Huarpa, perto de onde se desenvolveu esta sociedade; as pesquisas no qual esta cultura está vinculada foi com a cultura posterior, a civilização Huari. A relação destas é por causa do território que ambas habitaram, e nas qualidades comuns de sus criações e vestígios. Um dos arqueólogos que mais se destacou em pesquisar esta cultura foi Luis Lumbreras, quem revelou muitos detalhes desta incógnita cultura Huarpa, assim como a relação com os Huari.
- Economia dos Huarpa:
Do mesmo jeito que as outras culturas andinas, encontramos o desenvolvimento na agricultura, a experimentação tecnológica hidráulica para o uso racional da água, construção de represas, canais e aquedutos para aumentar a fronteira agrícola e solucionar o problema de águas nas terras. Usavam também um sistema de andaimes, os quais eram estruturas que acumulavam água para depois serem distribuídas.

A carne de camélidos foi um complemento na alimentação diária, e em menor quantidade a carne de pequenos roedores, como vizcacha e o coelhinho das índias.
- Sociedade dos Huarpa:
Estavam divididos em classes sociais, onde os sacerdotes ocupavam um lugar especial, que depois se converteram em nobres, senhores, ou reis, sempre com privilégios. O povo estava constituído pelos campesinos e artesãos.
- Cerámica dos Huarpa:
Houve especialistas que elaboraram diferentes tipos de cerâmica, com características especiais com o uso do preto sobre o branco, marrom e branco, com decorações que indicam influência dos Nazca. As cerâmicas principais encontradas foram peças pigmentadas e ornamentadas, que permitiram dar pistas sobre o cotidiano nos assentamentos, suas tradições religiosas, e suas relações com outras culturas. Se diz que alguns pigmentos específicos encontrados em algumas peças dos Huarpa são o resultado da interação e intercambio com outras culturas pertencentes à região de Ica.

El cruz pata é um estilo que caracteriza seus copos altos de base plana, na qual encontramos na sua decoração as cores vermelha, preto, cinza e laranja associados a uma decoração geométrica. O estilo Okros representa a cerâmica fina da época e se caracteriza pelo seu pigmento de cor laranja e sua decoração a base de formas de polvo de cor cinza e preto. Este estilo vai perdurar até a época Wari.
- Fim dos Huarpa:
O fim desta cultura se atribui principalmente às mudanças climáticas que modificaram drasticamente os hábitos de vida e sustento que a civilização Huarpa mantinha desde muitos anos atrás. Mesmo que os processos naturais sejam devagar demais, o aumento da sua intensidade foi tão grande que a sociedade não conseguiu se segurar, levando assim a desabitar as suas casas.
Outros pesquisadores também encontraram outras razões, além das meteorológicas, para saber a desaparição da cultura Huarpa:
O contato cada vez mais intenso com sociedades de maior influência na costa de Ica-Naca, ou com a cultura Tiahuanaco.
O crescimento populacional que em conjunto com os deslizamentos e câmbios de lugar, dividiam a integridade destes.
Somando a isto, a exploração da terra, que já era dificultosa, fez com que abandonem as atividades agrícolas próprias desta sociedade. Tudo isto fez com que chegasse o fim dos Huarpa, porém, foi o gatilho da cultura Huari, a qual habitaria as mesmas regiões depois destes, e a ocupariam por mais três séculos.
Bom meus queridos amigos espero e tenham gostado sobre o texto de hoje, e percebam como era difícil poder viver naqueles tempos, pois sempre na maioria das culturas, o fim destas foi por causa de mudanças climáticas. Tomara e o dia de hoje não aconteça o mesmo com a humanidade, pois no mundo atual a mudança climática está cada vez mais forte, mais quente, mais frio, mais chuvas, etc. Vamos todo mundo a tomar consciência com isto e cuidar do nosso planeta, pois com a mãe natureza ninguém mexe, não é mesmo? Kkkk um abraço para todos e até a próxima!!! Quase esqueço!! Sigam a gente nas redes sociais, Twiter, Facebook, Instagram e Youtube.
Link para entender um pouco mais, não é documental, só slides explicativos: