Eaeeeeee meus queridos amigones y amigonas do #QuetalIdiomas!

Espero que todo mundo esteja bem para mais um episódio das nossas culturas pré-incas, tomara Diosito e estejam todos vocês gostando delas kkkk já já chegamos ao fim, ainda faltam mais duas ou três se não me engano

Hoje trago para vocês uma nova cultura,  e nome dela é Warpa ou Huarpa como alguns pesquisadores a chamam… entãooo vamos lá!!!

La Cultura Warpa ou Huarpa (200 d.C-550d.C)

Resultado de imagem para la cultura huarpa

A cultura Huarpa foi uma civilização que habitou em algumas regiões do Perú, especificamente zonas dentro do estado de Ayacucho, local onde foi encontrado a maior quantidade de vestígios desta cultura. O nome desta cultura prove do rio Huarpa, perto de onde se desenvolveu esta sociedade; as pesquisas no qual esta cultura está vinculada foi com a cultura posterior, a civilização Huari. A relação destas é por causa do território que ambas habitaram, e nas qualidades comuns de sus criações e vestígios. Um dos arqueólogos que mais se destacou em pesquisar esta cultura foi Luis Lumbreras, quem revelou muitos detalhes desta incógnita cultura Huarpa, assim como a relação com os Huari.

  • Economia dos Huarpa:

Do mesmo jeito que as outras culturas andinas, encontramos o desenvolvimento na agricultura, a experimentação tecnológica hidráulica para o uso racional da água, construção de represas, canais e aquedutos para aumentar a fronteira agrícola e solucionar o problema de águas nas terras. Usavam também um sistema de andaimes, os quais eram estruturas que acumulavam água para depois serem distribuídas.

Resultado de imagem para la cultura huarpa andenes
Represa em Huarpa

A carne de camélidos foi um complemento na alimentação diária, e em menor quantidade a carne de pequenos roedores, como vizcacha e o coelhinho das índias.

  • Sociedade dos Huarpa:

Estavam divididos em classes sociais, onde os sacerdotes ocupavam um lugar especial, que depois se converteram em nobres, senhores, ou reis, sempre com privilégios. O povo estava constituído pelos campesinos e artesãos.

  • Cerámica dos Huarpa:

Imagem relacionada

Houve especialistas que elaboraram diferentes tipos de cerâmica, com características especiais com o uso do preto sobre o branco, marrom e branco, com decorações que indicam influência dos Nazca. As cerâmicas principais encontradas foram peças pigmentadas e ornamentadas, que permitiram dar pistas sobre o cotidiano nos assentamentos, suas tradições religiosas, e suas relações com outras culturas. Se diz que alguns pigmentos específicos encontrados em algumas peças dos Huarpa são o resultado da interação e intercambio com outras culturas pertencentes à região de Ica.

Resultado de imagem para la cruz pata cultura huarpa
Cerâmica Huarpa

El cruz pata é um estilo que caracteriza seus copos altos de base plana, na qual encontramos na sua decoração as cores vermelha, preto, cinza e laranja associados a uma decoração geométrica. O estilo Okros representa a cerâmica fina da época e se caracteriza pelo seu pigmento de cor laranja e sua decoração a base de formas de polvo de cor cinza e preto.  Este estilo vai perdurar até a época Wari.

Imagem relacionada
Vaso Huarpa

 

  • Fim dos Huarpa:

O fim desta cultura se atribui principalmente às mudanças climáticas que modificaram drasticamente os hábitos de vida e sustento que a civilização Huarpa mantinha desde muitos anos atrás. Mesmo que os processos naturais sejam devagar demais, o aumento da sua intensidade foi tão grande que a sociedade não conseguiu se segurar, levando assim a desabitar as suas casas.

Outros pesquisadores também encontraram outras razões, além das meteorológicas, para saber a desaparição da cultura Huarpa:

O contato cada vez mais intenso com sociedades de maior influência na costa de Ica-Naca, ou com a cultura Tiahuanaco.

O crescimento populacional que em conjunto com os deslizamentos e câmbios de lugar, dividiam a integridade destes.

Somando a isto, a exploração da terra, que já era dificultosa, fez com que abandonem as atividades agrícolas próprias desta sociedade. Tudo isto fez com que chegasse o fim dos Huarpa, porém, foi o gatilho da cultura Huari, a qual habitaria as mesmas regiões depois destes, e a ocupariam por mais três séculos.

Bom meus queridos amigos espero e tenham gostado sobre o texto de hoje, e percebam como era difícil poder viver naqueles tempos, pois sempre na maioria das culturas, o fim destas foi por causa de mudanças climáticas. Tomara e o dia de hoje não aconteça o mesmo com a humanidade, pois no mundo atual a mudança climática está cada vez mais forte, mais quente, mais frio, mais chuvas, etc. Vamos todo mundo a tomar consciência com isto e cuidar do nosso planeta, pois com a mãe natureza ninguém mexe, não é mesmo? Kkkk um abraço para todos e até a próxima!!! Quase esqueço!! Sigam a gente nas redes sociais, Twiter, Facebook, Instagram e Youtube.

Link para entender um pouco mais, não é documental, só slides explicativos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s