E aí, pessoal! Tudo em riba?! Celebremos, pois, como diz Paula Toller: “Maio já está no final” e a Copa do Mundo começa semana que vem \o/

Resultado de imagem para gif paula toller

Como prometido na semana passada, hoje vamos continuar falando sobre a liga de futebol feminino nos países que já venceram o torneio. Começamos a jornada com as ligas da Noruega e do Japão, ambos com um título mundial cada. Hoje vamos prosseguir com a Alemanha e os Estados Unidos.

Alemanha

Que no mundo do futebol a Alemanha é uma potência não é nenhuma novidade – tá aí o 7×1 que não nos deixa esquecer. A seleção feminina é dona de dois títulos, 2003 e 2007, e um segundo lugar, em 1995. Seu retrospecto nas Copas anteriores é excelente, sempre passando da fase de grupos.

Imagem relacionada

O campeonato nacional feminino Frauen-Bundesliga foi criado em 1990 pela Associação Alemã de Futebol (DFB em alemão), baseando-se no formato já existente da Bundesliga masculina. Inicialmente, as divisões eram Norte e Sul, mas 1997 os times passaram a compôr uma liga mais uniforme, divida entre primeira e segunda divisões.

Na primeira divisão há doze times. A competição é separada em duas partes: a primeira é jogada entre Agosto ou Setembro até Dezembro; e a segunda começa em Fevereiro e termina em Maio ou Junho. Ao final da temporada, os dois piores times descem para a segunda divisão e os dois melhores da segunda, sobem.

O primeiro e segundo colocados da tabela são automaticamente classificados para a UEFA Women’s Champios League. Inclusive, a liga alemã é a mais bem-sucedida no torneio: são nove títulos de quatro clubes, sendo o FFC Frankfurt o maior vencedor com quatro.

Estados Unidos

Essa seleção dispensa apresentações. Das sete edições da Copa do Mundo, as americanas chegaram ao pódio em TODAS – três vezes em primeiro lugar, um vice-campeonato e três terceiros. Uma verdadeira máquina de jogar bola!

Resultado de imagem para seleção americana de futebol feminino 2015

A National Women’s Soccer League é o campeonato nacional feminino. Teve seu início em 2001, quando ainda se chamava Women’s United Soccer Association, e de lá pra cá os clubes têm se tornados mais fortes e competitivos.

Atualmente a liga conta com nove times, e é jogada em duas fases: a regular (NWSL Shield) e o mata-mata (playoffs). Durante o NWSL Shield as equipes jogam 24 partidas, e ao final temos um clube campeão. Para a fase seguinte só vão os quatro melhores, e aí é decidido quem levantará a taça final.

No que toca os campeonatos femininos na América, a NWSL é a liga com a segunda maior presença de público, ficando apenas atrás da de basquete, a WNBA. O time que mais atrai torcedores para o estádio é o Portland Thorns FC, clube da Andressinha, nossa meio-campista.

E por hoje é só! Peace and out :))

Um comentário em “Ligas Femininas de Futebol – Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s