Ontem terminou a temporada 2018/2019 da NBA, e com um campeão inédito – o Toronto Raptors, único time na liga fora dos Estados Unidos, levaram o troféu para casa.

Resultado de imagem para raptors champion

A história do time começa em 1993 quando o premier de Ontário à época, David Peterson, o ex-jogador da liga Isiah Thomas, e mais um grupo de pessoas iniciaram uma campanha para conseguir a liberação para a criação de uma franquia no Canadá.

Após a concessão, os fãs poderam optar pelo nome do time, e no dia 15 de Maio de 1994 o nome foi anunciado em rede nacional e o logo saiu dias depois: um dinossauro driblando com uma bola de basquete. As cores do time eram o vermelho, roxo, preto e o “prata Naismith” – uma homenagem ao canadense que criou o jogo, James Naismith.

O Toronto Raptors estreou na temporada 1995/1996, e nos três primeiros anos não tiveram um bom desempenho, terminando sempre em último na sua divisão.

O time viu sua sorte mudar no NBA Draft de 1998 quando fizeram a aquisição de Vince Carter. Nas três temporadas seguintes conseguiram chegar aos playoffs – em uma das temporadas chegaram as semi-finais – porém sem chegar a uma final de conferência.

Resultado de imagem para vince carter raptors
Vince Carter

Vince Carter deixou os Raptors em 2004, e Chris Bosh chegou e assumiu o papel de líder no time. Foi apenas em 2007/2008 que o time voltou a fase final da competição mas, mais uma vez, caíram na primeira rodada.

Com a saída de Chris Bosh para o Miami Heat em 2010, a franquia passou por mais um processo de renovação. Os frutos dos investimentos começaram a ser colhidos na temporada 2013/2014 quando foram vencedores da sua divisão pela segunda vez na história do time.

Resultado de imagem para chris bosh raptors
Chris Bosh

Nos anos seguintes os Raptors continuaram a construir uma boa campanha durante a temporada regular mas acabavam caindo sempre para o Cleveland Cavaliers, de LeBron James: em 2015/2016, na rodada de abertura; e em 2016/2017, na segunda rodada; e em 2017/2018, na final de conferência, aliás, a primeira para o franquia canadense.

No início da temporada que acabou ontem, LeBron se mudou para Los Angeles e se juntou ao Los Angeles Lakers, abrindo caminho para outros nomes surgirem na costa leste. E o Toronto não perdeu tempo – negociou uma troca com o time do Texas, San Antonio Spurs, e trouxe Kawhi Leonard (e o Danny Green) e deixou DeMar DeRozan.

Resultado de imagem para kawhi leonard raptors
Kawhi Leonard

Leonard se uniu a Kyle Lowry, e juntamente com o trabalho incrível do técnico novato na liga, Nick Nurse, a franquia finalmente conseguiu seu primeiro título em cima do atual campeão, o Golden State Warriors.

And that’s it for today, folks! Bom fim de semana e vá pela sombra! See ya’ 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s