Hi guys, tá todo mundo bem entupido de comidas de milho? Espero que o feriado prolongado tenha ajudado todos a recarregar as energias.

Não sei vocês, mas eu normalmente tiro os feriados para descansar bem muito e colocar as séries em dia. Um dos meus gêneros preferidos é o Sitcom, com certeza você já deve ter visto pelo menos um episódio dele na vida mesmo que não saiba sobre o que se trata.

O termo Sitcom é uma abreviatura de Situation Comedy, uma expressão usada para falar sobre séries produzidas para a TV, ou plataformas de streaming recentemente, onde os personagens passam por histórias cômicas em locais comuns ao nosso dia a dia.

Esse gênero surgiu no Reino unido através do rádio, hoje em dia muitas redes de televisão tem pelo menos um Sitcom dentro de sua programação.

Por que elas fazem tanto sucesso? Pode ter certeza que quem gosta de séries tem pelo menos um Sitcom na sua lista de comfort series, que são aquelas séries que você assiste em um dia não muito bom apenas para relaxar.

Por ser comédia a ideia é que eventos corriqueiros como conversas entre familiares, grupos de amigos e até o ambiente do trabalho tirem risos da audiência.

A maioria dos Sitcoms tem episódios que duram em média entre 20 e 30 minutos, depende muito da produção.

São duas vertentes básicas de formatação técnica que pode ser usada para a gravação dos Sitcoms: a single cam e a Multi Cam (ou three camera). A primeira se parece bastante com o formato de filmagem do cinema, já a segunda tem por característica ser filmada inteiramente ou parcialmente em estúdio com presença de platéia ao vivo.

Alguns exemplos de séries filmadas com single cam, formato muito usado durante as décadas de 60 e 70, são:



Já as filmagens em multi cam, mais comuns entre os anos 1980 e 2000, foram utilizadas para:



E acha que Sitcom é só coisa de gringo? Não sei se vocês já chegaram a notar, mas o Brasil também tem seus seriados cômicos de sucesso:



Eu vou confessar que não troco um episódio de Sai de Baixo por uma Sitcom americana/inglesa por nada nesse mundo, mas isso é só porque o coração chega acelera quando escuto um “Cala a boca, Magda”! Garanto que tem uma boa para cada um.

Espero que algum desses seriados consiga entrar no seu coraçãozinho nos dias difíceis e que os traga comforto. See you again next week :*