Hello, people! Tudo bom?! A semana está acabando mas chegamos por aqui pra falar sobre uma das mais antigas cidades do mundo e seu sistema de transporte – Londres e The Tube.

Resultado de imagem para the tube london

A história do sistema viário mais antigo do mundo começa no início do século XIX. À época, Londres já era uma cidade cosmopolita, com as estradas entupidas de carroças, carruagens e ônibus de dois andares puxados a cavalo. Para facilitar o fluxo de pedestres, Charles Pearson, criador do trem subterrâneo, ofereceu duas soluções para o problema: a transferência do transporte coletivo para cima dos viadutos ou para baixo da terra.

Como bem sabemos, a segunda opção foi a escolhida pela administração pública, e coube ao engenheiro Sir John Fowler a façanha de tornar o projeto realidade. Para tal, 3.500 operários iniciaram a obra arrancando tudo que tinha pela frente – casebres e barracos, desalojando 12 mil pessoas da camada mais pobre da população.

No dia 10 de janeiro de 1863 a Metropolitan Railway foi inaugurada e rapidamente se tornou o meio de transporte preferido dos londrinos, transportando cerca de 26 mil passageiros por dia. A primeira linha feita ligava Paddington, Euston e King’s Cross ao centro da cidade.

Daí em diante, as linhas só se expandiram, e passaram a correr por debaixo da cidade quilômetros e quilômetros de linhas ferroviárias ligando toda Londres e arredores.

Na sua história, as estações não só serviram para transportar pessoas mas também para ajudá-las em momentos de necessidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a Aldwych Station foi usada como abrigo anti-bombas para os moradores; e o Museu Britânico também usou os túneis para salvaguardar suas peças mais preciosas, como as esculturas do Panteão Grego, que passaram 10 anos guardadas debaixo da terra.

The Tube é o metrô mais famoso do mundo e, sem dúvidas, o mais místico de todos os sistemas de transporte. Com uma histórias tão rica e com tantos túneis hoje desativados, o metrô de Londres é uma atração a parte na cidade.

Bom fim de semana, e por hoje é só 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s