E aí meus queridos viajantes, como vão? Estão gostando das dicas de viagem? Tenho mais uma para vocês: Córdoba! A cidade é ideal para quem quer conhecer o interior da Argentina e sair do convencional Brasil – Buenos Aires. Córdoba fica localizada entre as cidades de Rosário e Mendoza e é a segunda maior cidade da Argentina, ficando atrás apenas de Buenos Aires. Inclusive, aproveitando que você estará na cidade pode dar um pulinho em Mendoza (682,3 km) e se esbaldar nas vinícolas de lá, ou ir para Villa General Belgrano (85,8 km) em outubro, época em que acontece a melhor Oktoberfest da Argentina (boatos).

Mas então, vamos lá descobrir como que chega em Córdoba?

Avião

Saindo de Recife você pode optar pela empresa aérea Azul, caso queira um voo sem escalas com duração de aproximadamente 6h00m. Tem ainda os voos, com escala, operados pelas companhias aéreas Gol, LATAM e a Aerolineas Argentinas, esses daqui levam em média 10h00m a 15h00m de viagem.

E quando tu chegar na cidade vai ficar por onde?

A cidade possui mais de dois mil hotéis registrados, então já dá para perceber que não vai faltar lugar pra você cair morto depois de turistar durante o dia né?

O melhor de tudo é que você pode localizar os locais disponíveis nesse site oficial do governo com todas as opções que são devidamente registradas e aprovadas para hospedagem, dá uma segurança maior na hora de tu se programar para fazer a reserva.  Tem ainda as opções do Booking.com. E claro, tem aquela também para quem quer uma privacidade maior, viajar com o conforto de casa, economizar na estadia e conseguir descansar melhor: Airbnb.

A cidade não é muito grande, então a região que você escolher ficar não vai influenciar tão negativamente no deslocamento pela cidade. No entanto a maior parte das atrações turísticas estão localizadas no Centro da cidade, pode ser uma boa pedida na hora de buscar hospedagem, mas veja bem eu falei “a maior parte” tem ainda a região de Nueva Córdoba que também abriga alguns pontos turísticos bem interessantes, quer saber quais? Bora lá!

O que fazer em Córdoba?

Primeira parada: Iglesia de Los Capuchinos. O verdadeiro nome da igreja é Iglesia del Sagrado Corazón, mas se popularizou como Iglesia de Los Capuchinos. Ela está localizada entre as ruas Buenos Aires e Obispo de Oro, no bairro de Nueva Córdoba, e pertencia a Ordem Franciscana. Foi ainda eleita a Primeira Maravilha Artificial da Cidade. Sua construção começou no ano de 1926 só veio ser finalizada em 1934. A arquitetura da igreja é no estilo gótico (más será que o responsável pela obra era fã da banda Greenday? rs).

 

Tem ainda a Cripta Jesuitica é uma das construções mais antigas da América do Sul, sendo construída nas primeiras décadas do século XVIII. O tempo era o local secreto para onde os jesuítas se retiravam para fazer suas orações. A Cripta foi descoberta, por acaso, por um grupo de operários que realizavam trabalhos de fiação no local. Atualmente o espaço se tornou um centro cultural com apresentações teatrais, concertos, conferências, amostras entre outras atrações. Entrando nesse link você vai ter acesso aos horários de funcionamento do local e telefones para informações de funcionamento. Aproveitando o dia aproveite para passar pela Manzana Jesuítica, uma quadra com vários prédios do século 17. O local foi declarado, em 2000, Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

cripta-jesuitica-cordoba
Interior da Cripta

Um dos pontos mais visitados por turistas: Plaza de San Martín. O local é praticamente o coração de Córdoba e tudo o que acontece na cidade é em seus arredores, isso se dá pela localização central em que se encontra.  Logo do lado você também encontrará a famosa Catedral de Córdoba. Igreja do século 17 com uma arquitetura de tirar o fôlego de qualquer um, vale a pena fazer um tour pelo seu interior. Outro motivo para você ir a Plaza de San Martín é que em seus arredores se encontra o restaurante Republica, localizado no Hotel Azur Real, um dos melhores restaurantes de Córdoba.

 

Tem ainda o Parque Sarmiento e dá para chegar andando lá da Plaza de San Martín, são só 2km. O local tem 17 hectares e é cheio de museus, monumentos, lagos e até um zoológico. Ainda no Parque você pode aproveitar para conhecer os museus: Museo De Ciencias Naturales e Museo Emilio Caraffa. E já que você está nesse passeio, aproveite para visitar o Museo Superior de Bellas Artes Evita, que fica dentro do belo Palácio Ferreyra e é um dos principais museus de Córdoba. No interior do museu você irá encontrar obras de artistas renomados, como Pablo Picasso e Francisco Goya, por exemplo.

 

Como nem só de turismo viverá o homem não se esqueçam de passar pelo Mercado Norte para comer as comidas típicas da região, tomar uns bons vinhos argentinos (naquele precinho justo). A noite a melhor pedida é Paseo del Buen Pastor, um dos principais pontos da vida noturna na cidade que é bem agitada, viu? Isso porque Córdoba é uma cidade universitária (longe de ser parecida com a Cidade Universitária aqui em Recife, amém) e a gente sabe o quanto universitário gosta de festa né?! Por lá sempre tem apresentações musicais então é bom dar uma olhada na programação da noite.

E claro, não poderia faltar aquele passeio pra encher a mala de muamba e trazer para os amigos/familiares ou só pra servir de lembrança da viagem mesmo. Para compras eu indico que vocês passem no Paseo de Las Artes, localizada no bairro Güemes, a feira artesanal acontece todo sábado e domingo na beira do Rio Cañada. Lá você vai encontrar artesanatos, comidas, plantas, pinturas, souvenirs entre outras coisas que até sua imaginação duvida. Além disso, nos arredores você terá acesso a muitas lojas, galerias, bares e restaurantes, então é possível aproveitar todo o período da tarde e noite nessa região do bairro.

 

Não falta atração nessa cidade. Aqui destaquei os principais pontos, mas claro você pode – e deve – fazer uso de aplicativos como Google Trip, Minube que irão te auxiliar na hora de montar um roteiro pra que você não perca nenhum ponto da cidade!

E agora que eu já te ensinei a chegar, pra onde ir e o que fazer, vou dar mais uma dica: como se livrar do portunhol. Preenche nosso formulário nesse link e a equipe do Que Tal entrará em contato agendando uma aula experimental. E ai, que tal viajar?

3 comentários em “#QueTalViajar: Córdoba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s