¡Hola, chicxs!

Cheguei para iniciarmos mais uma série com dicas de viagens e dessa vez quem escolheu o destino foram nossos seguidores no twitter! Fizemos uma enquete entre três países e com 50% a série será sobre a Colômbia e suas belezas.

Se você chegou por aqui agora e não está entendendo nada eu explico: vocês escolhem um país hispânico e nós escrevemos uma série de posts, todos os domingos, dando dicas de viagem. A cada domingo sai uma cidade diferente e como teremos quatro domingos nesse mês de agosto, iremos trazer 4 cidades colombianas para vocês conhecerem e escolherem o destino das próximas férias. Vamos lá?

man work GIF by Identity

O primeiro destino da série Colômbia é: San Andrés! O local é uma autêntica ilha caribenha, considerado um dos destinos mais acessíveis para se visitar no Caribe. Sabe por quê? Os valores por lá são bem justos, os ritmos extremamente animados e o mar estonteante, ou seja, prato cheio para todas as idades com preço que cabe no bolso. E claro, outro fator importante é que para brasileiros não é necessário nenhum visto, basta ir com sua identidade (RG) para conseguir entrar na ilha.

para ir tem voo saindo aqui das principais capitais brasileiras por uma média de R$ 1.539 ↔ R$ 3.840 entre os meses de setembro/2018 à janeiro/2019, mas claro que sempre é bom ficar de olho nas promoções de passagem aérea para tentar descolar aquele precinho de estudante na hora de garantir o voo. E vale ressaltar que não existem voos diretos lá. Geralmente é necessário fazer conexão nas cidades de Bogotá (se as companhias aéreas forem LATAM ou Avianca) ou então no Panamá (se a companhia for a Copa Airlines). Vá preparada, ok?

A Colômbia é conhecida por não ter tempo ruim quando o assunto é temperaturas climáticas! Basicamente você pode visitar as cidades colombianas a qualquer época do ano, mas talvez seja interessante evitar os meses entre outubro e novembro (período de maior chuva). No mais, o clima é quente durante o ano inteiro, assim como a água do mar, com temperaturas médias entre 28⁰C e 30⁰C.

Uma vez que você estiver por lá procure hospedagem nas regiões de San Luis ou Peatonal. O que irá ajudar na hora de escolher? O motivo da sua viagem! Se você está indo para a ilha a fim de descansar, ficar em um lugar tranquilo e mais recluso vá para San Luis; agora se você não se importar com o agito, e quiser aproveitar ao máximo as atividades, o ideal é que fique pelo Peatonal na região central da cidade.

Agora, antes de apresentar alguns pontos turísticos da ilha eu quero te alertar sobre duas coisas:

  1. Em relação a água potável. Por que? Por ser rodeada por águas salinas e estar muito distante do continente, San Andrés sofre com a pouca quantidade de água própria para ser ingerida e utilizada em atividades domésticas. Inclusive é comum que os hotéis de lá façam a própria dessalinização da água, com o intuito de disponibilizar nas piscinas, nos chuveiros e torneiras. Mas, apesar de ficar apta para uso, ainda é possível perceber uns poucos vestígios no gosto, o que pode causar estranheza;
  2. E um outro detalhe para você se ater, caso pretenda visitar a ilha, é a existência de uma taxa turística cobrada para visitantes. É possível pegar o documento com as próprias companhias aéreas que fazem o trajeto. Vale ressaltar que será com ele que o turista entrará e sairá de San Andrés, portanto guarde-o em local seguro em seu hotel ou pousada para não correr o risco de perdê-lo e ter maiores complicações.

Agora sim, vamos aos finalmente, o que fazer em San Andres?.

Os passeios por lá são todos focados em mostrar as maravilhas naturais do lugar, não podíamos esperar coisa diferente, não é mesmo? Sugiro que você comece aproveitando um tempo na praia Peatonal, localizada no centro da cidade. Apesar de não ser uma das mais bonita, ela não deixa a desejar: as cores lindas do mar e, ainda, é a praia que oferece mais infraestrutura ao turista, com diversas lojinhas e restaurantes ao redor. E por ser mais acessível, você não vai precisar se preocupar de cara com reservar passeio, procurar guias, etc.

E para conhecer o restante da ilha, no estilo, você pode contratar um carrinho de golfe (o transporte mais característico da região). Mas antes se certifique de que sabe dirigir um, ou de que tenha alguém experiente dirigindo, afinal de contas você não quer que nada saia errado durante a viagem não é verdade?

golf GIF

Não esqueça de passar pelas praias de San Luis, com suas piscinas naturais estonteantes, e por Rocky Cay, que tem um navio encalhado bem próximo à costa. Em Rocky Cay você pode fazer a travessia entre a praia e a ilhota onde o navio encalhou andando por um banco de areia. Agora, se você quiser ver o fundo do mar de San Andrés, dois locais se destacam por serem extremamente indicados para a prática de snorkelingWest View e La Piscinita. Bastante próximos um do outro, os locais são verdadeiros aquários a mar aberto. O equipamento você pode alugar por lá mesmo.

Imagem relacionada
La Piscinita, San Andrés.
Resultado de imagem para West View san andres colombia
West View, San Andrés

Se você optar por fazer os mergulhos, lembre-se de não retirar nenhum bicho de seu habitat natural, mesmo que seja por segundos apenas para uma rápida selfie, não é nada legal!

Ainda na ilha, é possível conhecer o Hoyo Soplador, uma fenda que joga água para cima de acordo com o chacoalhar das ondas e com a subida da maré. É possível também visitar a Morgan’s Cave, um dos lugares onde dizem que o pirata Henry Morgan enterrou parte de seu tesouro. A caverna tem 120 metros de extensão e aparece como um passeio diferente dentre tantos outros focados apenas no mar.

Partindo de barco da marina de San Andrés, você ainda pode conhecer Cayo El Acuario e Johnny Cay. Reconhecidos como um dos lugares mais bonitos que San Andrés pode oferecer, devido à cor azulzinha do mar, a ida a esses dois locais se torna imperdível. Mais distante está Cayo Bolivar, uma ilhota totalmente paradisíaca tida como a mais bonita da região. O local, sem infraestrutura e totalmente deserto, garante ainda mais o contato direto com a natureza.

colombia-san-andres-caribe-dicas-de-viagem-mar-cristalino
El Acuario, San Andrés. Foto de: dicasdeviagem
san-andres-colombia-dicas-de-viagem-mar
Johnny Cay, San Andrés. Foto de: dicasdeviagem

E em meio a tanta praia, mergulho, atração turística, como fica a vida noturna da ilha? O ponto forte é mesmo as atividades durante o dia. No entanto ainda que não seja muito agitada, é possível encontrar bares, restaurantes e cafeterias abertas durante a noite. E considerando que o comércio local fica aberto até às 20h30 você não vai precisar abrir mão da diversão diurna por medo de não conseguir comprar uns mimos na viagem.

Mas tem uma boa notícia para vocês: os hotéis da região, geralmente, disponibilizam instrutores para dar aulas do ritmo caribenho aos turistas. Algumas Boates e cruzeiros também tem esse costume, sendo a salsa e o reggaeton os ritmos mais tocados na região. Quem se destaca nas noites de San Andrés é a boate Coco Loco, nome também dado a um dos drinks mais característicos da região.

Dito tudo isso você não vai querer se arriscar num lugar incrível desses mandando um portunhol não é mesmo? Por isso que nós temos cursos voltados para viagens e com o tanto de variação linguística que tem nesse país, acredite em mim: você vai precisar! Preenche esse nosso formulário aqui e a equipe do Que Tal vai entrar em contato com você agendando uma aula experimental.

Gostou? Deixa um comentário, é importante pra gente!

Até a próxima.


≈ Série Argentina: Buenos Aires, Ushuaia, Córdoba, Rosário ≈

≈ Série Chile: Santiago, Valparaiso, Viña del Mar, San Pedro de Atacama e Púcon ≈

≈ Nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram ≈

3 comentários em “#QueTalViajar: San Andrés

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s