¡Hola, chicxs!

Estão preparados para conhecer mais uma cidade colombiana?

Porque hoje vamos dar continuidade a nossa série com dicas de viagem para você conhecer e escolher seu próximo destino de férias! No post anterior falamos sobre San Andrés e hoje iremos falar sobre: Medellín, a segunda maior cidade da Côlombia. Vamos lá?

Resultado de imagem para goku se teletransportando gif

Medellín conseguiu dar a volta por cima e de cidade do Cartel de Medellín – quem lembra de Narcos? -, passou a ser conhecida como a cidade da eterna primavera e vem surpreendendo seus visitantes com muita beleza, organização, limpeza, parques públicos impecáveis e uma vasta variedade cultural. Se você for lá terá a impressão de que tudo na cidade é feito para agradar. Também, não podia ser diferente, o lema dos colombianos é “Un paisa no tiene amigos, un paisa tiene parceros”. Paisas são uma mistura de judeus espanhóis e bascos, além de indígenas da região de Antioquia, distrito onde fica Medellín.

E talvez essa seja a maior beleza de lá! A cidade conseguiu se reinventar e do passado o máximo que você conseguirá ver são alguns roteiros de viagens inspirados na memória desse período. Ao longo do texto irei mostrar algumas possibilidades para vocês, vai que…

Para chegar lá os principais voos saem de São Paulo, outras cidades brasileiras também oferecem, mas com uma frequência bem menor.  Em relação aos preços, os menores estão concentrados entre Setembro-Novembro deste ano, mas você sempre pode ficar de olho em sites como Decolar.com, MaxMilhas ou no site próprio das companhias aéreas. Agora, o que pode ser má notícia para alguns viajantes é, não dá para chegar lá sem fazer ao menos uma escala que geralmente ocorre em Bogotá, nossa próxima parada.

Uma vez na cidade você pode optar por alguns dos melhores bairros para se hospedar:

  • El Poblado, um bairro da classe alta, com ruas muito arborizadas, lojas de comércio, restaurantes, cafés, farmácias, etc. É lá que também estão muitas das casas noturnas mais badaladas da cidade. Portanto, além de ser uma região muito bonita, policiada e segura, é onde está o “fervo” da cidade;
  • Laureles é um bairro que também tem bastante infraestrutura, mas mantém uma atmosfera mais local. Ao contrário de El Poblado, que reúne muitos viajantes estrangeiros, em Laureles há uma maior concentração de colombianos. É também um bairro seguro e, por ser mais próximo ao centro do que El Poblado, fica relativamente perto das atrações turísticas da cidade.

Agora bote um chinelinho confortável e vamos desbravar Medellín!

Em primeiro lugar você precisa saber que o transporte público por lá é excelente. Logo dá para conhecer muita coisa e ir de uma ponta a outra só usando metrô e ônibus ou se preferir, dá até mesmo para percorrê-la a pé, principalmente o Centro.

A Plaza Botero, em homenagem a Fernando Botero (um dos artistas mais expressivos da Colômbia) tem obras gigantescas feitas em bronze pelo artista. Assim como no Museo de Antioquia que também tem várias obras dele em seu acervo. Ambas são atrações muito visitadas pelos turistas. O Museo de Antioquia tem coleção permanente em 17 salas dedicadas à arte do país desde os tempos pré-colombianos, mas se você não é muito fã desse passeio te indico que ainda assim vá, pois só o edifício, antiga Casa da Moeda, já vai valer a visita.

Imagem relacionada
Plaza Botero Museo de Antioquia, en Medellín. Foto: lasnoticiasenred

Você pode visitar também o Parque Lleras, que fica no bairro de El Poblado, o local é cheio de restaurantes requintados e você ainda pode ter aulas de salsa se quiser se aventurar nesse ritmo dançante. Como o bairro é queridinho entre os viajantes você irá encontrar muita gente diferente, entrar em contato com vários idiomas e conhecer gente de todo lugar do mundo, o paraíso para qualquer um que seja apaixonado por conhecer novas culturas, certo?

Outra indicação é explorar o centro da cidade a pé por meio de um walking tour. Como os pontos turísticos nessa área são muitos e você pode não se sentir seguro para andar sozinho por lá, pode ser uma boa opção. A maioria dos lugares explorados nesses roteiros são a Catedral Metropolitana de Medellín, a Iglesia de la Veracruz e muitos parques, como o De Las Luces, o Bolivar, o Santo Antonio, entre outros.

Resultado de imagem para Catedral Metropolitana de Medellín
Catedral Metropolitana de Medellín. Foto: Arquidiócesis de Medellín
Imagem relacionada
Iglesia de la Veracruz, MedellnFoto: Mapio

 

 

 

 

 

 

 

Se o seu lance é viagem histórica você deve ir a Pueblito Paisa. Lá foram construídas réplicas das casinhas onde viviam os paisas, povo formado pela mistura de indígenas e judeus espanhóis e bascos. O local remonta a antiga cidade de Antioquia, inclusive com a representação dos estabelecimentos que existiam no século passado. Prato cheio para quem gosta de mergulhar na cultura local.

E por falar em mergulhar na cultura, não dá para voltar de lá sem provar o famoso café colombiano que, junto com o da Etiópia, do Quênia, da Indonésia e do Brasil, é considerado um dos melhores do mundo. Os viciados em café vão querer conhecer o Pergamino Café, de acordo com a revista online Sprudge é um dos melhores cafés do mundo. Inclusive te incentivo a agendar uma visita ao El Laboratorio de Café, onde são feitas as torras, as provas e os testes para determinar acidez, doçura e outras características dos grãos. Vai perder?

Outra parada obrigatória para os visitantes é o Jardín Botánico famoso por sua arquitetura única, em seu interior você ainda vai encontrar uma grande variedade de órquideas que estão localizados em um setor chamado de “Orquideorama”. No interior do jardim ainda ficam lagos, muita área verde, alguns gatos – o animal, viu? – espalhados pelo local e um setor onde são estudadas as borboletas, legal né? E se bater a fome dá para comer algo por lá mesmo, o espaço conta com alguns restaurantes e lanchonetes.

o-que-fazer-em-medellin-1-2.jpg
Jardín Botánico, Medellín. Foto: Vida Cigana

Agora lembra que eu disse antes que era possível fazer alguns passeios para conhecer o passado perigoso de Medellín? Então, é possível fazer uma tour de 2 horas para saber mais sobre a vida e a morte de Pablo Escobar, uma das figuras mais famosas de Medellín. Outras opções, mostradas no 1º episódio da série na Netflix “Dark Tourist“, são conhecer a prisão construída pelo próprio Pablo Escobar, onde ele ficou preso junto de seus homens de confiança, ou até mesmo fazer um passeio de táxi com um cover de Pablo. Tem que ter coragem, viu?

Se você achou que a cidade colombiana não é muito rica em atrações turísticas, o mesmo não vai poder dizer sobre a vida noturna. Medellín é conhecida pelo seu estilo de vida, então a efervescência que toma conta da região após o horário comercial com certeza é um dos pontos altos da cidade. Esse, com certeza, é um dos principais motivos que levam muitos mochileiros e jovens viajantes de todo o mundo irem para lá

E tem para todos os gostos, e bolsos, das mais sofisticadas às mais econômicas, o que não vai faltar por lá são os ritmos de salsa, reggaeton, bachata, entre outros ritmos latinos. Se dançar não for seu forte, não se preocupe, lá você encontra muitos barzinhos (animados ou mais tranquilos), além de restaurantes bem gostosos para encerrar a noite em grande estilo.

Para encontrar tudo isso você precisa, basicamente, conhecer as duas principais regiões na cidade e ambas estão no mesmo bairro: El Poblado. A mais conhecida de todas é o Parque Lleras, o coração do bairro. Lá os estabelecimentos ficam dispostos pelas ruas que tem conexão com a praça principal.

Seja qual for a sua escolha, eu só gostaria de te dizer que Medellín tem uma das melhores vidas noturnas da América Latina, então vá preparado para vivenciar isso quando chegar à cidade. Uma coisa eu prometo, você não voltará de lá decepcionado!

Se eu não te convenci, até agora, a visitar uma das cidades mais inovadoras do mundo, talvez esse vídeo tour  feito pelo canal Ruben y El Mundo te convença:

Dito tudo isso você não vai querer se arriscar num lugar incrível desses mandando um portunhol não é mesmo? Por isso que nós temos cursos voltados para viagens e com o tanto de variação linguística que tem nesse país, acredite em mim: você vai precisar! Envia uma mensagem (ou liga) para o número (81) 999828648 e a equipe do Que Tal vai entrar em contato com você agendando uma aula experimental.

Compartilha com a gente a tua experiência, ou deixa sua dúvida aqui. É importante pra gente!

Até a próxima.

shakira GIF


≈ Série Argentina ≈

≈ Série Chile

≈ Nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram ≈

2 comentários em “#QueTalViajar: Medellín

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s