Bom, você sabe que os dias da semana, em português, terminam em “feira”, né?
E nos outros idiomas? Depende da raiz! As línguas que vem do latim, possuem uma lógica referente aos deuses. Como assim?
Vou dar o exemplo do francês: dimanche, lundi, mardi, mercredi, jeudi, vendredi, samedi.
Isso quer dizer, em latim: Solis dies, Lunae dies, Martis dies, Mercurii dies, Iovis dies, Veneris Dies, Saturni dies.
Estranho, né? Vou colocar uma tecla SAP: “dimanche” faz referência ao “dia do senhor” que seria o dia do descanso de todos. “lundi”, o dia da lua, “mardi”, o dia de marte, “mercredi”, o dia de mercúrio, “jeudi”, o dia de júpter, “vendredi”, o dia de vênus e “samedi’, “o dia do descanso”.
Por que eu falei primeiro do francês e não do espanhol? Porque as línguas latinas seguem esse modelo… Os nomes dos dias da semana são bem parecidos, como podemos ver na tabela abaixo, MENOS EM PORTUGUÊS (chegaremos aí em breve).
A ideia de colocar nome aos dias da semana surgiu com os romanos que, nomearam os dias pela maneira como viam os astros. Assim, a primeira ordem foi: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. Com o passar do tempo, o dia de Saturno passou a ser o dia de descanso (sétimo dia feito por Deus) e, o dia do Sol, o dia do senhor (ou seja, um dia sem trabalho).
Em espanhol, os dias da semana são:
DOMINGO
LUNES
MARTES
MIÉRCOLES
JUEVES
VIERNES
SÁBADO
Os dias correspondem a: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.
A pergunta que não quer calar: POR QUE RAIOS O PORTUGUÊS TEM “FEIRA” NO NOME?
No século 6, um bispo de Braga (em Portugal), achou que era importante colocar “feria” nos nomes dos dias da semana para que eles fossem mais religiosos. Isso porque “feria” significava “dia de festa” mas, no sentido do cristianismo se transformou em “dia sagrado”. Não é que todo dia de festa seja sagrado, é simplesmente que todo dia é sagrado.
Assim, como eles achavam que a segunda-feira era o segundo dia da semana (grande parte dos países do mundo acreditam que é o primeiro), os nomes seguiram uma ordem ordinal: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira.
Diferente, né? Mas é bem bacana!!
Fontes: https://goo.gl/DnjKYf , https://goo.gl/s4zxKq e https://goo.gl/aANA4t
Pingback: #QueTalVocabulario: As estações do ano