Como estão meus amigos?
Espero que tudo de boa, mais ainda que está perto do Natal e todo mundo está pronto para comprar os presentes, enfeitar a árvore e coisas do tipo…
Hoje falarei sobre o Natal no Peru. Como na maioria dos países, no Peru iniciamos os preparativos de Natal várias semanas antes. Antecipamos porque é necessário já que temos um grande trabalho pela frente, enfeitando as casas, tanto no interior como no exterior, além disso, escolhendo os presentes para toda a família.
O Natal no meu país traz muitas comemorações em praças e parques, onde amigos e famílias reúnem-se para ouvir as canções de crianças, chamadas “Villancicos”, que seriam músicas natalinas cantadas por elas, muito boas, diferentes das músicas natalinas do Brasil.
Aqui uma delas por se desejarem ouvir:
Em qualquer estado do país, os centros comerciais e mercados ficam cheios demais. Durante o mês de dezembro, os peruanos percorrem as ruas e lojas para sentir o espírito natalino que podemos observar em cada canto da cidade. Empresas oferecem “Canastas Navideñas” (cestas natalinas) para os seus trabalhadores, cheio de produtos de alimentos típicos do Natal e um espumante, outros além disso, presenteiam os seus trabalhadores com perus para a ceia.
Dependendo do estado, o cardápio natalino pode variar. Mesmo assim, o mais comum que pode se encontrar é peru assado, panetone, espumante, pisco e chocolate de xícara (para beber). Também é frequente o arroz de diferentes preparos, por exemplo, acompanhado de puré de maçã ou salada branca.
O dia 24 de dezembro é uma comemoração muito familiar e elegante, normalmente a maioria das famílias aproveitam a ocasião para vestir suas melhores roupas, e com certeza, para cantar um villancico de grande tradição.
Umas 19 horas do mesmo dia, costumamos ir para a igreja, e a meia noite, é costume parabenizar a família toda com beijos e abraços, rezamos e a pessoa mais nova da família tem que colocar o “niño Jesús”, (imagem ou boneco feito de porcelana de Jesús quando era bebé) dentro do presépio, porque é nesse momento que ele nasceu. Depois disso vem um dos momentos que mais gosto, de sair para rua e estourar bombas kkkk sempre que crianças o fazem estão acompanhados dos seus pais e pode ser visto nas ruas de quase todas as cidades.
No Natal os peruanos passam o dia visitando seus familiares e descansando, a maioria goza dos presentes que ganharam no natal, e os que gostam de mais comidinha podem tomar de café de manhã com um sanduíche feito de porco ou de peru que sobrou da noite anterior.
Natal é uma das festas que mais gosto do meu país, não só pelos presentes e coisas do tipo, dá para sentir felicidade, ruas enfeitadas, presépios lindos e grandes, e sobretudo todo mundo fica mais feliz, mais gentil e mais amigável.
Como diria o “Chaves” gostaria mesmo que todos os dias fosse o Natal rsrs
Mais um texto para vocês, espero e o desfrutem!
Um grande abraço a todos e até a próxima.