Eu não sei vocês, mas eu sempre amei as aulas de História na época do colégio. A História dos povos que fizeram com que nosso avanço tecnológico chegasse ao ponto em que está hoje em dia.
Bom, uma região da Espanha me chama MUITO a atenção: os vascos. O euskera, a língua oficial, é completamente diferente de tudo que eu já vi e a culinária, como já falamos aqui e aqui, é um espetáculo. Por isso eu fui atrás de saber um pouco sobre a história do povo e entender o que aconteceu no território.
Nas minhas pesquisas, encontrei um vídeo (que está no final desse post) com um resumo da história do País Vasco contada durante 10 minutos.
Bom, o País Vasco estava presente entre a Espanha e a França, com seu refugio nos Pirineus. Nessa época, provavelmente existiam pequenas comunidades ligadas por costumes e pela língua: o euskera.
Como toda história de povos antigos, os vascos sofreram invasões. A primeira foi a dos romanos, que os ensinaram novas formas de cultivo da terra, construção de pontes e as primeiras cidades. Entre elas: Pompeya, atual Pamplona.
A segunda tentativa de invasão foi a dos Francos, que vieram da região da França.
Em 712, os islâmicos entraram na Península Ibérica e os vascos se dividiram entre o domínio deles e dos Francos.
No século X, com uma maior organização política e militar, o Reino de Pamplona é construído e começa uma pequena expensão. No século XII, o nome é mudado para Reino de Navarra.
A partir de 1200, o Reino de Castilla e o Reino de Aragón já tinham muita força militar e política e o Reino de Castilla consegue conquistar uma parte do território vasco, inclusive a atual capital Vitoria.
Mas é a partir do século XV que a divisão dos vascos se torna mais evidente. Alguns querem ser incorporados ao Reino de Castilla e outros, preferem continuar como Reino de Navarra. Mas aí, dois espertinhos chamados Isabel de Castilla e Fernando de Aragón resolvem se casar… Não por amor, tá certo? Por interesses políticos. Com essa junção, o Reino de Castilla e o Reino de Aragón vira um só e passa a se chamar: Reino de España.
No sul, bem pequeninho, existia o Reino de Granada que foi incorporado ao Reino de España.

Isabel I de Castilla

Fernando de Aragón
No sul, bem pequeninho, existia o Reino de Granada que foi incorporado ao Reino de España.
Ou seja, nesse momento tinham dois Reinos: España e Navarra. Mas claramente eles iam dar um jeito de colocar os vascos pra dentro, né? Então eles ofereceram o seguinte: vocês podem continuar com o seu auto governo mas vocês pertencem a nós.
Os vascos acharam ok e mantiveram os seus “Fueros” para o auto governo. Inclusive, muitos vascos vieram para a América, com a esperança de um futuro melhor e é bem fácil encontrar sobrenomes vascos ou algumas expressões típicas (vou falar sobre isso em outro post).

Exemplo de Fuero do País Vasco
Os anos passam e os problemas voltam a acontecer… Carlos II morre sem deixar filhos e os Borbones resolvem vir da França para conquistar o território. Conseguem a conquista e Felipe de Borbón assume o comando e retira os Fueros de todos os territórios da Península… MENOS do País Vasco (que deram uma ajuda na guerra).
Com a Revolução Francesa de 1789, a zona vasca que era na França perde a autonomia… Mas por quê? Porque todo francês é igual. Então o pessoal que tá dentro da zona vasca tem que se submeter a Paris. Algo parecido acontece na Espanha porque o governo passa a ser muito centrista e a existência dos Fueros provoca as Guerras Carlistas (duas em território vasco e uma fora dele).
Morre Fernando VII e o trono é disputado entre Isabel (de 2 aninhos de idade) e Carlos (que recebia apoio dos vascos porque ia manter os Fueros). Quem ganhou? Os Borbones, ou seja, Isabel.
Se perdeu a autonomia, se ferrou, né? Os Fueros desapareceram, o “Reino de Navarra” passou a se chamar só Navarra… Mas os vascos gostam da sua independência e criaram o Partido Nacionalista Vasco (PNV), comandado por Sabino Arana.
Mas, imagina se o mundo ia dar ouvido aos vascos com a 1ª Guerra Mundial acontecendo? E a ditadura de Primo de Rivera na Espanha? Depois a ditadura de Franco?
Fica difícil mesmo. E, bom… Franco não era muito adepto aos vascos até porque perseguiu qualquer tipo de nacionalismo e o euskera foi proibido. É importante ressaltar que Franco esteve 40 anos no poder.
No meio da ditadura de Franco, um grupo de estudantes formou o ETA (1959) que começou fazendo propaganda e mobilizações em busca da independência.
Na década de 60, já começaram uma luta armada… Que seguiu na época de transição… Na democracia… Até o ano de 2011, quando abandonaram as armas. E, em 2018 o grupo foi finalizado.
Os vascos se dividiam entre ser a favor ou contra o movimento.
Hoje? Bom… A crise tá Catalunha tá bem mais evidente mas os confrontos políticos entre os partidos são constantes.
Pessoal, eu acho que a independência nunca virá. Mas é um povo que luta bastante! Abaixo, vocês podem conferir essa história que eu acabei de contar toda em espanhol:
Pingback: #QueTalHistoria: Historia da Catalunha