E ai, já está com as malas arrumadas? Porquê nós vamos seguir viagem pela Bolívia!
Já passamos por Sucre, La Paz e agora vamos conhecer a cidade de Cochabamba, a terceira maior cidade do país. Ela está localizada no oeste do país, numa depressão da Cordilheira Oriental a 2 560 metros de altitude.
Geralmente, quem visita Cochabamba está em busca de duas coisas: conhecer o Parque Toro-Toro ou fazer um “pit-stop” em uma viagem entre La Paz e Santa Cruz de La Sierra (nosso próximo destino, fique ligado), trajeto que dura cerca de 18 horas e tem Cochabamba localizada bem no meio do caminho.
A cidade é tranquila, limpa e tem um clima bastante equilibrado com a temperatura girando em torno dos 20º graus na maior parte ano. Parece bastante convidativo, não? Outro ponto interessante é que se você pretende ir para La Paz, por exemplo, talvez deva levar alguns dias em Cochabamba, isso porquê a cidade tem uma altitude menor e pode te ajudar a acostumar mais facilmente.
Tá preparado? Vamos lá!
Como chegar em Cochabamba?
A boa notícia é que tem voo direto saindo de São Paulo para Cochabamba, que inclusive é um dos principais aeroportos da Bolívia. Todos os voos são operados pela Boliviana de Aviación variando entre R$1.520,00 a R$1.850,00.
Se quiser ficar na cola das promoções é só agendar o alerta do Google Flights que as promoções chegarão no seu e-mail, assim, facinho.
Onde ficar em Cochabamba?
Considere a altitude da cidade e evite ao máximo escolher lugares que você precise subir ladeiras para se hospedar. A cidade não é muito grande, tampouco muito turística, então as opções de hotelaria são poucas se comparadas a cidades como La Paz e Sucre. Dito isto, procure algo pelo centro da cidade pra facilitar a sua vida.
O que fazer em Cochabamba?
Do ponto de vista turístico, a cidade perde para La Paz, mas isso não faz com que ela seja muito mais interessante. A cidade é cheia de prédios coloniais, paisagens bonitas e é um importante centro universitário. E justamente por ser uma cidade universitária você vai encontrar muitos jovens na cidade.
Comece seu tour pela Plaza 14 de Setiembre, a principal praça da cidade, inteiramente preservada em seu estilo original e bastante agitada, principalmente à noite. É onde tudo acontece. As construções coloniais e as palmeiras lhe conferem um ar andaluz. Na praça fica a catedral de San Domingos, do século XVI.

Visite também a Plaza Colón e Passeio del Prado, outros dos locais animados, com gente indo e vindo o tempo todo, bares comumente usados para encontro pelos jovens de Cochabamba, paquera e muitas opções para quem quer curtir um som.
Pegando um viés mais histórico se dirija ao Museo Arqueologico, um dos mais importantes acervos de peças arqueológicas quéchuas e aimarás, composto de cerâmicas, tecidos, armas, objetos de uso diário, roupas e múmias.
Em Cochabamba eles têm uma versão do próprio Cristo Redentor, é o Cristo de la Concordia. A diferença é que a estatua tem traços indígenas bem marcantes, destoando dessa imagem branca de olhos azuis que estamos acostumados a ver nas imagens. Do local você ainda terá uma vista privilegiada da cidade.


E claro que você vai encontrar um mercado central onde vende de tudo um pouco, é o Mercado Las Canchas. Apesar de ter produtos dos mais velhos aos mais sofisticados o Las Canchas é um mercado indígena.
Tem ainda a construção Los Portales e o monumento dedicado as Heroínas de la Coronilla, as mulheres de Cochabamba que lutaram contra os espanhóis na batalha de 27 de maio de 1812. Do local tem-se vista panorâmica da cidade.


Você pode esperar uma noitada bem agitada na cidade, como falei anteriormente ela é cheia de jovens universitários e independente do país, ou língua que falem, uma coisa que estudante gosta é de festa! Se você parar pela Plaza Colón já terá garantido o agito da noite.
Agora, para aproveitar tudo isso da melhor forma possível, não dá pra ir arriscando o portunhol, né? Nós oferecemos cursos de espanhol específicos para viagens. Basta preencher nosso formulário aqui e a equipe do Que Tal vai entrar em contato agendando uma aula experimental.
Gostou? Deixa um comentário, é importante pra gente.
Boa viagem!
≈ Séries: Argentina; Chile; Colômbia; Peru; Uruguay; Ecuador ≈
≈ Segue nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube ≈