Vai chegando o período de férias e você pode estar ai no conforto da sua casa se perguntando “o que vou fazer agora?“, eu tenho uma ideia do que você pode fazer: começar a planejar a sua próxima viagem!

Se engana quem pensa que a viagem só começa quando você chega ao destino, ela começa mesmo é no planejamento. Escolher os lugares para visitar, pesquisar os meios de se locomover pela cidade, buscar passeios, excursões, comprar acessórios pra te ajudar na viagem, até uma roupa que combine melhor com o clima local. Tudo isso é viagem!

Alguns acham a tarefa fácil, outros nem tanto e ainda tem aqueles que passam longe do planejamento – seja por não gostar de fazer, por não saber ou preferir viajar na ‘sorte’ -. Eu vim hoje facilitar a vida de vocês e ajudar nessa missão, se você quiser ajuda segue juntinho nesse texto comigo!

1 – Escolhendo o destino:

O primeiro passo para iniciar o planejamento é escolher o destino que você deseja visitar, aqui mesmo no blog já demos várias dicas de destino dá uma olhadinha na tag #QueTalViajar. Lugar para ir não falta, a maior dificuldade é escolher somente um deles, não é mesmo?

E as vezes você não precisa escolher somente um lugar para visitar, com os avanços é possível se locomover muito mais fácil entre um destino e outro, independente de ser no mesmo país ou fora dele. Inclusive falando em turismo internacional alguns cuidados a mais precisam ser levados em consideração, mas iremos falar mais a frente.

2 – Financeiro:

Enquanto você não ganha patrocínio para fazer suas viagens o aspecto financeiro, infelizmente, é algo que irá pesar bastante na hora de decidir para onde ir, o que fazer, como fazer, enfim. As vezes é o lado financeiro que vai decidir o seu destino, não dá para fazer uma escolha separada da outra. 

Aqui você deve ainda considerar se a viagem será nacional ou internacional, lembrando de ver valores de câmbio, gasto com documentação (se for necessário), seguro viagem e outros possíveis gastos.

3 – Reservando hospedagem:

Escolher o destino ficou cada vez mais fácil e prático, amém tecnologia. Você pode escolher entre ficar hospedado numa pousada familiar ou num barco, as opções são muitas. O que você deve levar em consideração é o tipo de viagem que irá fazer (sozinho(a), em família, com amigos, em casal), assim fica mais fácil encontrar o local ideal.

Opte sempre por escolher lugares com muitas avaliações e preste atenção aos detalhes e regras de cada hospedagem, viu? Se surpreender na viagem é algo bacana, mas quando é positivamente e não o contrário. 

Para busca você pode usar as plataformas do AirBnb, Booking.com, Trivago e o que mais você achar na internet, vale até pedir indicação de algum amigo(a) que já tenha ido para o mesmo lugar ou de algum conhecido que mora por lá. 

4 – Montando o roteiro:

Essa é certamente uma das coisas que mais dá trabalho na hora de planejar a viagem. Aqui o fator tempo é bastante importante, pois dependendo dele você poderá conhecer mais ou menos pontos da cidade, ficar mais tempo nos que mais gostar…

Uma dica que pode te ajudar é usar o Google Maps para montar mapas dos locais que você quer viajar e separar por dias, seguindo o passo a passo:

É sempre bom fazer uma consulta prévia dos lugares que você quer ver. Feito isso você vai para o mapa do Google, cria um mapa para cada dia que você irá curtir na cidade e separa os lugares mais próximos por dia. Sua viagem vai ficar super organizada e esses mapas podem ser compartilhados com seus amigos, assim você pode ajudá-los quando forem viajar também!

Alguns aplicativos podem te ajudar a facilitar essa tarefa de montar o roteiro, inclusive sugerindo roteiros prontos, mas isso é assunto para um próximo post, ok? Fica ligado aqui no blog!

Cada etapa acima possui detalhes que precisam ser programados com cuidado. Mas calma, ninguém está dizendo que você não pode sair por ai sem rumo, até pode, mas acredite até para isso você irá precisar de um planejamento. 

E isso não significa que você deve evitar as surpresas da viagem, ou não estar aberto a novas experiências, a ideia é te ajudar a estar pronto para receber qualquer situação que a viagem apresente, até porquê viagem sem emoção não rola, certo?

Nos próximos domingos do mês vou trazer outras dicas como “o que levar na mala?” “aplicativos que podem te ajudar na viagem” e esclarecer um pouquinho sobre o seguro viagem.

≈ Séries: Argentina; Chile; Colômbia; Peru; Uruguay; Equador; Bolívia ≈ 

≈ Segue nossas redes sociais: FacebookTwitterInstagramYoutube ≈

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s