Pular para o conteúdo

O que são os marcadores discursivos?

Segundo o Dicionario de Lingüística da Universitat de Barcelona:

Se trata de una clase funcional heterogénea, en la que tienen cabida categorías gramaticales diversas. El nexo de unión lo establece su función. Los marcadores del discurso tienen como misión la de encadenar fragmentos textuales, asegurando la transición entre ellos y, en consecuencia, la cohesión textual. Los marcadores discursivos son, además, los encargados de manifestar la relación semántico-pragmática que se establece entre los elementos que enlazan.
Los elementos que entran en conexión por medio de un marcador discursivo son diversos. Tanto puede establecerse una relación entre sintagmas (1) o entre dos oraciones (2) como entre conjuntos de oraciones dentro de un párrafo (3) o, incluso, entre párrafos (4). Puede darse también el caso de que el marcador discursivo introduzca un elemento lingüístico que conecta con un acontecimiento extralingüístico (5).

Em uma tradução simples, seria: “É uma classe funcional heterogênica, na qual se encaixam categorias gramaticais diversas. A sua função é que oferece o sentido da união. Os marcadores discursivos tem como missão unir fragmentos textuais, assegurar a transição entre eles e, consequentemente, a coesão textual. Os marcadores discursivos são, além disso, os encarregados de manifestar a relação semântico-pragmática que se estabelece entre os elementos unidos. […] Os elementos que entram em conexão por meio de um marcador discursivo são diversos. A relação pode ser feita tanto entre sintagmas (1) ou duas orações (2) como entre conjuntos de oração dentro de um parágrafo (3) ou, inclusive, entre parágrafos (4). Podem existir casos em que o marcador discursivo introduz um elemento linguístico que conecta com um elemento extra-linguístico.”

Ou seja, os marcadores discursivos são palavras usadas em textos (orais ou escritos) e que fazem com que as ideias estejam interligadas, também indicam como uma parte do texto deve ser interpretada levando em conta o contexto e suas aplicações.

Mas qual a necessidade de estudar isso?

Porque os marcadores são utilizados todo o tempo e para falar bem um idioma, devemos usá-los da melhor maneira possível.

Ao longo do próximo mês eu vou trazer, toda terça-feira, uma série com uma classificação de um marcador discursivo e exemplos.

Por hoje, eu deixo um vídeo do ProfeDeEle que dá um panorama geral e, claro, exercícios para começar a entender o assunto!

Fica ligado que toda terça tem uma parte dessa história.

Besitosss

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Que Tal? Idiomas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading