Depois do escândalo do fechamento da agência Time 2 Travel (T2T), que deixou mais de 1.000 intercambistas brasileiros desamparados e lesados, os estudantes e seus familiares ficaram com os dois pés atrás com a decisão de fazer o tão sonhado intercâmbio. E sinceramente, não dá para culpá-los.

Se você não sabe muito bem o que aconteceu vou resumir: no dia 17 de junho a T2T anunciou, através das redes sociais, que encerraria suas atividades por problemas financeiros. Até ai tudo bem, o problema é que a agência tinha mais de 900 intercambistas brasileiros que estavam prestes a embarcar para a Irlanda e outros vários intercambistas que já se encontravam no país fazendo o intercâmbio.

A empresa declarou falência e disse estar fazendo o máximo de esforço possível para que nenhum cliente sofra as consequências, mas a verdade é que o pessoal já está sofrendo. Há relatos de quem já perdeu mais de R$35 mil reais que já estavam pagos a empresa. Como reaver esse dinheiro? Como confiar em outra agência para fazer intercâmbio? Como ainda alimentar o sonho de fazer intercâmbio depois de uma rasteira dessas? Não é fácil.

Ano que vem eu farei intercâmbio em Barcelona, na Espanha, e fechei meu pacote com a WA Intercâmbio. E quem, na minha situação, não ficaria preocupada? Para diminuir essa preocupação eu decidi trazer alguns passos para averiguar a seriedade de uma Agência de Intercâmbio e espero que ajude você a continuar atrás do seu sonho:

Presença da agência na internet:

Busque os perfis da agência nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube). Além de mostrar que a empresa está atualizada isso facilitará a sua comunicação com a agência antes, durante e depois do intercâmbio.

Cadastro junto ao Ministério do Turismo:

Esse cadastro é um dos principais indícios da seriedade da empresa, principalmente por exigir que a agência comprove vários aspectos financeiros, administrativos e organizacionais. O processo é tão intenso que pode levar anos para a empresas conseguir ter o registro, chamado de CADASTUR.

Você pode conferir se a agência possui buscando ela nesse link: Cadastur – Ministério do Turismo

Buscar a agência no ReclameAqui:

O ReclameAqui é um site que facilita a abertura de reclamações sobre as empresas. Também serve como um buscador para atestar a reputação das empresas cadastradas por lá.

Procure por pessoas que fizeram/estão fazendo intercâmbio pela agência escolhida:

Essa é outra excelente forma. O marketing boca a boca ainda é o mais eficaz e saber de pessoas que passaram ou estão passando pela experiência que você pretende ter em breve vai te ajudar na hora de decidir com quem fechar seu pacote. Busque por essas pessoas nas redes sociais ou entre conhecidos.

Valores praticados pela agência:

Sabe o ditado “quando a esmola é grande o santo desconfia”? Ele também se aplica a esse caso. Desconfie de valores muito baixos, de facilidades em excesso. Sei que a tentação pode ser grande, mas o barato pode te sair caro. Então aconselho que você faça vários orçamentos antes de fechar um pacote.

Buscar o máximo de informações sobre o intercâmbio:

Questione tudo! Procure saber sobre tudo! Saiba o máximo de informações possíveis junto da Agência de Intercâmbio e se possível entre em contato com a escola no exterior para checar as informações passadas.

Verificar se a agência possui o selo da Belta:

A BELTA é a Brazilian Educational & Language Travel Association, ou seja, uma associação brasileira das agências de intercâmbio. Ela reúne as principais instituições brasileiras que trabalham no ramo. Procure por instituições que possuam o Selo Belta, um selo de qualidade para as agências comprovam condições técnicas e saúde financeira, além de apresentar diversas cartas de referências de suas creditações para comprovar sua idoneidade no mercado brasileiro.

Espero que com essa dica vocês consigam acalmar seus corações viajantes e sigam na busca pela realização do intercâmbio. Para quem quiser saber ainda mais sobre o tema, eu compartilho diariamente informações lá no Instagram do Bora Pro Intercâmbio. Só seguir e mandar um oi!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s