Pular para o conteúdo

5 dicas para escolher uma agência de intercâmbio confiável

Desde o escândalo causado pela notícia do fechamento da agência Time 2 Travel (T2T) que deixou mais de 1.000 intercambistas brasileiros desamparados e lesados, os estudantes e seus familiares ficaram com os dois pés atrás com a decisão de fazer o tão sonhado intercâmbio.

No dia 17 de junho a T2T anunciou, através das suas redes sociais, o encerramento de suas atividades por problemas financeiros. Contudo, a agência tinha mais de 900 intercambistas brasileiros prestes a embarcar para o tão sonhado intercâmbio na Irlanda, além de vários outros intercambistas que já se encontravam no país fazendo o intercâmbio.

Na prática…

Apesar disso, empresa declarou falência e disse estar fazendo o máximo de esforço possível para que nenhum cliente sofresse as consequências, mas a verdade é que eles já estavam sofrendo. Haviam relatos de quem já tinha perdido mais de R$35 mil reais já pagos à empresa.

Imediatamente começaram a surgir as dúvidas “como reaver esse dinheiro?”, “como confiar em outra agência para fazer intercâmbio?”, “como ainda alimentar o sonho de fazer intercâmbio depois de uma rasteira dessas?”. É, meus amigos, não foi fácil.

Ano que vem eu farei intercâmbio em Barcelona, na Espanha, e assim como a maioria dos brasileiros também fechei um pacote com uma agência de intercâmbios. E, buscando diminuir minha preocupa, sai pesquisando sobre o tema na internet e com isso reuni 5 dicas que podem te ajudar a saber se uma agência de intercâmbio é confiável ou não:

1. Presença da agência na internet

Busque pelos perfis da agência nas redes sociais (facebook, twitter, instagram, youtube). Além de ser um indicador de que a empresa está em funcionamento isso também pode facilitar a sua comunicação com a agência antes, durante e depois do intercâmbio.

2. Cadastro junto ao Ministério do Turismo

O CADASTUR é um dos principais indícios da seriedade da empresa. Para ser cadastro junto ao órgão, a agência precisa comprovar vários dados financeiros, administrativos e organizacionais. O processo é tão intenso que pode levar alguns anos para que a empresas consiga ter o registro confirmado.

Você pode conferir se a agência possui buscando ela nesse link: Cadastur – Ministério do Turismo

3. Buscar a agência no ReclameAqui

O ReclameAqui é uma ótima maneira de atestar a reputação, positiva ou negativa, de uma empresa. Além disso, só de olhar o perfil da empresa no Reclame Aqui já é possível ver como eles lidam com seus clientes e isso pode ser um termômetro de como será sua relação caso opte por contratar os serviços daquela agência.

4. Procure por pessoas que fizeram/estão fazendo intercâmbio pela agência escolhida

O marketing boca a boca ainda é o mais eficaz e saber de pessoas que passaram ou estão passando pela experiência que você pretende ter em breve vai te ajudar na hora de decidir com quem fechar seu pacote.

Busque por essas pessoas nas redes sociais ou entre conhecidos.

5. Verificar se a agência possui o selo da Belta:

A BELTA (Brazilian Educational & Language Travel Association), a associação brasileira das agências de intercâmbio. Ela reúne as principais instituições brasileiras que trabalham no ramo.

Por isso é super recomendado que você busque por agências que possuam este selo, pois ele atesta a qualidade e idoneidade das agências no mercado brasileiro.

Por último, é importante escolher uma agência de intercâmbio que ofereça as condições necessárias para que você possa realizar o seu sonho em segurança.

2 comentários em “5 dicas para escolher uma agência de intercâmbio confiável”

  1. Olá, tudo bem!
    Estou pensando em fechar o intercâmbio com a WA teria como vc me contar como foi sua experiência com a agência, vi suas dicas e gostei muito vou seguir elas.

    1. Oi, Isabela! Tudo bem? Intercâmbio é uma excelente oportunidade de conhecer coisas novas, pessoas, se desenvolver e mergulhar em outra cultura. Feliz por você! 🤩

      Minha experiência com a WA foi tranquila, sempre foram bem solícitos comigo. Infelizmente, pelo contexto da pandemia, não cheguei a fazer a viagem com eles e mesmo com a possibilidade de adiar eu preferi desistir do intercâmbio dado a incerteza de tudo.

      Espero que a sua experiência com eles seja bacana também. Fico feliz que as dicas tenham te ajudado, conte comigo! 💜

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: