Você gosta daqueles filmes que te prendem, tiram o fôlego e são cheios de reviravoltas? Então você está lendo o post certo!
Que filme, meu amigos! Que filme! E olha que eu nem sou chegada nesse gênero, mas “Contratiempo” ganhou meu coração. Assistir um filme em espanhol te ajuda a treinar a compreensão auditiva e aprender novos vocabulários!
Bom, o filme estreou em 2016, foi dirigido por Oriol Paulo e tem Mario Casas como Adrián Doria, Bárbara Lennie como Laura Vidal, os protagonistas e José Coronado e Ana Wagener que são extraordinários.
Mas o que acontece no filme? Eu vou tentar não dar spoilers, certo?
Um belo dia, Adrián acorda em um quarto de hotel e sua amante, Laura, está morta. Claro que ele é o acusado número 1. Mas ele jura de pés juntos que nunca fez nada e, por isso, contrata Virginia Goodman, a melhor advogada da Espanha, para ajudá-lo a lembrar tudo que aconteceu naquela noite.
Vamos ao que você pode aprender com esse filme, tá? É importante pensar que é o espanhol da Espanha! Eu separei algumas coisas que achei legal:

Há um contador de tempo no filme

Atenção na palavra: gilipolleces
Quem faz “gilipolleces” são “gilipollas” que seria uma pessoa idiota, estúpida e imbecil. Eu já ouvi essa palavra em vários contexto e, para os recifenses, acho que seria a melhor tradução para o nosso “tabacudo/tabacuda”. Depende muito de como se fala, com quem se fala, o porquê da fala, etc. Nesse contexto, seriam “idiotices” mesmo.
No post sobre Ingobernable, eu comentei que aparecia “celular” quando um telefone tocava. Na Espanha, celular é “móvil”.

Atenção na quantidade de “la” que tem nesse pequeno texto
Aqui eu vou deixar uma pulga atrás da orelha de vocês pra voltar no próximo post… Por que tem tanto “la” no texto? “Remolcarla“, “llevarla“? Fica quando um trava-línguas, né? A dica que eu vou deixar é… São pronomes. Mas que tipo? Será que “se lo” também são pronomes?
Fica aí no ar… jajajajaja (risada em espanhol)
Ah, confere o trailer aí e não deixa de assistir a esse super filme! Depois me conta o que você achou 🙂