Verbos é algo que gera muita dúvida em todos os brasileiros! Sabemos que há vários tipos de tempos verbais e que há funções específicas para cada um deles. Por isso, vou começar a falar do primeiro tempo que, geralmente, aprendemos sobre o passado: o pretérito perfecto compuesto.
Você lembra que já estudamos o participio aqui no blog? Não? Mas você pode conferir nesse link.
Está um pouco perdida? Calma! Vamos te explicar tudo. Você já estudou o Presente do Indicativo e agora quer aprender a dizer ações simples no passado. A maneira mais tranquila é o Pretérito Perfecto Compuesto… Por quê? Porque ele usa uma formação composta com um verbo conjugado no Presente.
Sempre que queremos utilizar um verbo composto, em espanhol, o verbo auxiliar vai ser o HABER. No caso do Pretérito Perfecto Compuesto, o verbo “haber” vai estar conjugado no Presente.
YO HE
TÚ HAS
ELLA/ÉL/USTED HA
NOSOTRAS/NOSOTROS HEMOS
VOSOTRAS/VOSOTROS HABÉIS
ELLAS/ELLOS/USTEDES HAN
Fácil até aqui? Eu espero que sim. Bom, a ideia do Pretérito Perfecto Compuesto é que ele é um passado que tem alguma relação com o presente, por isso o verbo “haber” está conjugado no presente. Para completar a sua formação, utilizamos o participio (que você revisou lá em cima, lembra?). O participio sempre fará parte de todos os tempos verbais compostos.
O texto anterior começa com “HE DECIDIDO”. Como o auxiliar utilizado é “HE”, sabemos que estamos falando da primeira pessoa do singular, ou seja, “yo”. “Decidido” é o participio do verbo “decidir”.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, deixa um comentário que eu posso te ajudar!