Última segunda-feira do mês e, claro, o último post da série ‘Estudar no Exterior’ dessa vez focando em destinos ingleses. Por aqui já passamos em destinos como Malta e África do Sul e agora estamos no destino final: Canadá, que a cada dia que passa cai mais no gosto dos brasileiros que decidem tentar a vida lá fora!

Agora, se o seu desejo mesmo é aprender e aprimorar o espanhol, mês passado nos demos algumas dicas de destino e informações importantes a serem consideradas na hora de escolher o país. Estudar em países hispânicos pode trazer um maior conforto para alguns pelas semelhanças com o português. Mas independente do destino pode contar com o ‘Que Tal? Idiomas‘ para te ajudar na preparação, ok? Agora vamos lá!

Muitos brasileiros têm saído do Brasil com o intuito de aperfeiçoar suas habilidades em outro idioma e aprimorar aspectos profissionais para conseguir um maior destaque no mercado de trabalho e um dos destinos mais procurados para isso é o Canadá. Mesmo que os EUA fique ali do ladinho.

O Canadá tem ganhado destaque na programação dos brasileiros, e os motivos são muitos. Entre eles está a maior facilidade de obtenção de vistos, permissão para trabalhar, e custos que podem sair até 30% mais baratos sem abrir mão de um ensino de qualidade, já que algumas das melhores escolas de idioma do mundo se encontram em terras canadenses. Outros aspectos que facilitam a vida dos brasileiros por lá são:

• Sotaque neutro e bem articulado
• Os canadenses são muito amigáveis e hospitaleiros.
• Alto nível de segurança e qualidade de vida

Sistema de transporte público é eficiente

Ou seja, não faltam motivos para você arrumar sua malinha e pegar o primeiro avião com destino a felicidade, a felicidade (licença poética). E em meio a todos eles um se destaca bastante: permissão para trabalhar.

Para alívio de muitos é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo no Canadá, desde que seu curso tenha duração total entre 6 e 12 meses e não se resuma ao estudo de idioma. A exemplo, a maioria dos programas permite ao estudante frequentar o curso durante os 3 primeiros meses e trabalhar nos demais 3 meses complementares.

O trabalho é permitido durante 20 horas semanais somente para aqueles que possuam a permissão para estudo e estejam matriculados em instituições que concedam a permissão também para trabalhar. Esse permit é possível em um curso de carreiras (vocational program), em um career college ou mesmo cursos de nível superior.

visto para o Canadá:

Com relação ao visto, o processo é simples, de forma que se o curso tiver duração inferior a seis meses, deverá ser solicitado um visto de turismo ou de estudo, desde que contenha a observação para a data final do curso. Com esse tipo de visto em mãos, o estudante não terá direito a trabalhar no país.

Para os estudos de até seis meses, o estudante deverá apresentar à imigração uma carta de aceitação da escola, anexando-a juntamente aos demais documentos padrão. Caso o curso exceda as 24 semanas, pode-se aplicar para um visto de estudante anexando a carta de aceitação da instituição, bem com um formulário de permissão de estudo.

Para saber mais informações sobre os tipos de visto e como solicitá-los dá uma olhada nesse post feito pelo blog ‘Já fez as Malas‘.

cidades mais procuradas:

O Canadá é cheio de grandes e importantes cidades, mas quando o assunto é estudar algumas são mais frequentadas que outras e aqui vão alguns destinos que você pode cogitar quando estiver se preparando para essa aventura:

  • Vancouver
Foto: TourismVancouver

Vancouver está localizada à beira-mar, cercada por montanhas nevadas e por muito verde. A cidade tem um clima que costuma agradar aos brasileiros: no inverno o termômetro raramente desce abaixo de zero grau. No verão a temperatura média é de 20 graus, mas há períodos em que chega a passar dos 30 graus. A bela paisagem natural em torno da cidade, os muitos parques, as praias, fazem de Vancouver a terceira maior cidade do país, um dos principais destinos turísticos e uma das melhores cidades do mundo para se viver.

  • Toronto
Foto: Trip Study Intercâmbio

Toronto é a maior e a principal cidade do Canadá, dinâmica e cosmopolita possui uma mistura de arquitetura moderna e histórica tornando-a fascinante. Com 5 milhões de habitantes é referência mundial em sistema de transportes, diversidade étnica, e também o maior centro cultural. Toronto que significa “ponto de encontro” na língua indígena local ainda transparece o significado de seu nome.

A cidade de Toronto ainda é conhecida por sua variedade turística. Entre as atrações turísticas encontramos a mais alta estrutura vertical livre do mundo, a famosa CN Tower, o City Hall, o bairro de Chinatown e a Art Gallery of Ontario, que guarda uma das maiores coleções de arte e escultura moderna do Canadá.

  • Montreal
Foto: I Go Intercâmbio

Charmosa pelo seu ar de cidade europeia, Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, ao mesmo tempo em que apresenta traços fortes de uma cidade norte-americana mistura ingredientes típicos da Europa que encantam seus visitantes. A população fala inglês e francês a perfeição, mudando de um para o outro sem nem sequer sentir.

Também conhecida pela diversidade cultural, possui mais de 80 grupos étnicos representados em sua área metropolitana, sendo que aproximadamente 70% de seus habitantes têm ascendência francesa. E aí, vai encarar?

  • Ottawa
Foto: City of Ottawa

A capital do Canadá, Ottawa, é fascinante, belíssima, tranquila e bem estruturada. Ela foi fundada em 1826 e está localizada às margens dos rios Gatineau, Ottawa e Rideau, e tem entre os habitantes descendentes de ingleses e de franceses. Famosa por ser uma das mais belas capitais federais do mundo, é uma divisa natural entre as Províncias de Ontário e Quebec.

A cidade reflete de forma única a nação canadense e suas duas culturas fundadoras: anglo-saxã e francesa. Quase metade de sua população é bilíngue e uma crescente diversidade de etnias resulta em uma cidade verdadeiramente cosmopolita.

  • Halifax
Foto: Sail Training International

Halifax localiza-se a 2 horas de avião de Toronto, é a capital da província canadense de Nova Escócia com quase 400.000 habitantes e é um importante centro portuário do Canadá. A cidade é sede também de uma das principais bases marinhas do país e conta com 8 universidades, tendo uma população bem jovem.

São várias opções para você escolher, mas uma delas é bem fácil: na hora de se preparar pode escolher a gente! O ‘Que Tal? Idiomas‘ pode te preparar para chegar abalando e dando close certo em território canadense.

Vou ficando por aqui! Mês que vem estou de volta falando sobre viagens, turismo e, claro, intercâmbio. Agora se nesse meio tempo você ficar com saudade de mim é só seguir meu perfil no instagram Bora Pro Intercâmbio? que estou por lá todos os dias trocando uma ideia juntinho de vocês.

2 comentários em “Estudar inglês no Canadá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s