Última segunda-feira do mês e último post sobre estudar espanhol em terras hispânicas! Nas últimas semanas de abril falei para vocês sobre as oportunidades para estudar espanhol na Argentina, no Uruguai e na Colômbia. Você já deu uma passadinha nesses posts? Corre lá que tem umas informações bem bacanas.
Outro país que se destaca quando o assunto é intercâmbio de idiomas é a nossa querida Espanha. Vibrante e multicultural, o país preserva e valoriza muito suas tradições e atrai milhares de turistas anualmente que querem descobrir a diversidade de suas cidades, beber uma sangria no final de tarde, curtir os bares de tapas, se encantar com o flamenco e com as obras de gênios como Pablo Picasso, Juan Miró, Salvador Dalí e Antoni Gaudí.
Fazer intercâmbio na Espanha é uma oportunidade única de entrar em contato com uma imensa riqueza cultural e ainda adotar alguns hábitos saudáveis como a pausa da siesta por la tarde. Sem contar que por todas as partes do país você irá se deparar com arte e pessoas verdadeiramente apaixonadas pela sua cultura.
Quando se trata da Espanha é impossível ignorar a arquitetura impactante de Gaudí, da Sagrada Família, o Park Guëll ou a Casa Milà, em Barcelona, as construções de influência árabe de Sevilha, nos ares medievais de Toledo, nos aquedutos romanos de Segóvia ou na modernidade de Madrid. Enfim, é impossível não se surpreender com o legado histórico dessas cidades e, ao mesmo tempo, com o olhar para o futuro que elas possuem.
Por lá, talvez, o seu maior problema seja manter o foco nos estudos (rsrs), pois os espanhóis são bastante calorosos e festeiros. E essa confirmação vem pela fama internacional de ser um povo que gosta da vida noturna, pela paixão pelo futebol e pelas controversas touradas que ainda são realizadas nas Praças de Touros. Fala sério, não dá vontade de conhecer um lugar desses e viver como um verdadeiro espanhol, nem que seja por uns diazinhos?
Se o seu destino escolhido for Barcelona é importante saber que além de encontrar falantes do espanhol (ou castelhano) você também irá se deparar com pessoas falando catalão (uma língua derivada do latim vulgar falado pelos romanos na Idade Antiga). Mas não tem com o que se preocupar, querido intercambista, o espanhol é bem disseminado por lá e não será um empecilho na sua viagem.
Existem bolsas para estudar espanhol na Espanha?
Há bolsas disponíveis tanto para cursos de espanhol na Espanha quanto para formações de curta duração em outros temas, ministradas em língua espanhola. Instituições como a Fundação Botín, por exemplo, e o Banco Santander publicam todos os anos editais com bolsas para brasileiros. Conheça algumas das bolsas de estudos disponíveis:
1 Universidade de La Rioja
Localizada em La Rioja, na Espanha, a escola oferece bolsas a estudantes matriculados em universidades brasileiras. O apoio financeiro inclui o valor do curso, alojamento em residência universitária, seguro saúde e € 1.500 para despesas pessoais e passagens aéreas.
2 TOP España
O programa do Santander Universidades oferece bolsas de estudos para curso de cultura e língua espanhola na Universidade de Salamanca, com duração de três semanas. Para se candidatar, é necessário estar matriculado em uma das instituições de ensino brasileiras vinculadas à iniciativa.
3 Universidade Complutense de Madrid
Essa é uma boa chance para quem deseja turbinar o currículo com formação em uma área específica e fazê-lo, ainda, em espanhol. Estão disponíveis cursos com duração de dois a cinco dias, que ocorrem no mês de julho, e a lista completa deles pode ser vista no site da instituição de ensino.
4 Fundação Botín
A organização atua no desenvolvimento social mundial, seleciona todos os anos estudantes brasileiros para o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina. Todas as despesas para o curso de políticas públicas (passagens aéreas, traslados e alojamento) estão inclusas.
Mês que vem tem o que? Dicas para quem quer estudar inglês no exterior! Perde não, tá? Até logo!
Pingback: Estudar espanhol no exterior: qual país escolher?
Pingback: Direitos LGBT na Espanha